ACIC PARTICIPA DE REUNIÃO NA ULBRA COM DEPUTADO RONALDO NOGUEIRA
04/05/2015
00:00:00
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 04 de maio, uma reunião de trabalho sobre a Ulbratech, com o Deputado Federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS). Participaram do evento, a diretora do campus Carazinho da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Mari Salete Zanella Taietti, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha, o prefeito de Carazinho Renato Süss, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura, bem como prefeitos da região do Alto Jacuí, representantes de entidades, lideranças regionais, vereadores, secretários municipais e professores da instituição educacional.
A Ulbratech é uma espécie de polo tecnológico, que tem como objetivo promover a integração entre parques tecnológicos, incubadoras e núcleos de inovação e transferência tecnológica da Ulbra com organizações públicas e privadas, fomentando o desenvolvimento das regiões em que atuam. Conforme explicado pelo diretor de inovação da Universidade, Márcio Machado, a Ulbratech faz parte do conceito de tríplice hélice para transformar inovação em desenvolvimento. “Universidade, Estado e Indústria podem se unir para produzir inovação. Nos lugares onde a Ulbratech está inserida, o capital intelectual da Universidade é usado para solucionar os problemas das empresas com inovação tecnológica”, salienta.
Nogueira está alocando recursos de emendas parlamentares para este polo tecnológico, que é uma das bandeiras de seu mandato como deputado federal. “Muitas vezes a região tem indústrias, mas os componentes de produção são importados de outros estados ou até países. Precisamos, através da tecnologia, fazer com a cadeia produtiva funcione regionalmente e desta forma, possamos gerar emprego, renda e desenvolvimento ao nosso redor. Violência não se combate com presídios e sim com a ocupação das pessoas”, acredita.
Jocélio Cunha também ressaltou a importância de um polo tecnológico para o crescimento regional. “O ambiente da universidade e a utilização do capital intelectual para fomentar o desenvolvimento regional, para auxiliar empresas e indústrias e para gerar emprego e renda são fundamentais para estimular o empreendedorismo e isso é interessante para nós como entidade e como cidadãos. O trabalho da Ulbra e do deputado Ronaldo Nogueira é muito importante neste sentido”, afirma.
A incubadora tecnológica disponibilizará a estrutura física da Universidade para a instalação de novas empresas, acompanhando e auxiliando o novo empreendimento pelo prazo máximo de três anos. A próxima reunião de trabalho acerca da incubadora tecnológica acontecerá no mês de agosto, durante as comemorações dos 15 de instalação da Ulbra em Carazinho.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos