Reunião trata das ações acerca do Presídio de Passo Fundo

04/03/2021

00:00:00

Nesta quinta-feira (04), estiveram reunidos no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) o comitê para tratar da construção do Presídio Feminino de Passo Fundo próximo a Carazinho. 

 

Ainda em fevereiro uma comitiva foi até Porto Alegre para reunir-se com o secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul, Cesar Faccioli, e apontar a contrariedade da construção do presídio no local definido pelo governo do estado, já que a penitenciária ficará há 40km de distância de Passo Fundo e apenas 4km de Carazinho.

 

Nesta manhã, a pauta foi direcionada a ações que poderão ser tomadas, já que ainda não se obteve um parecer do governo estadual em relação à mudança da localização do presídio. O prefeito Milton Schmitz afirmou que não descansará, e que se necessário for, buscará a solução deste assunto, inclusive na esfera jurídica. “Não somos contra a construção de casas prisionais, muito pelo contrário, porém, se o presídio será de Passo Fundo, que seja construído próximo daquela cidade. Não posso aceitar que a cidade de Carazinho fique com todo o ônus sanitário, ambiental, social e logístico desta instituição pertencente à Passo Fundo”, assegura Schmitz. 

 

Já o presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti mencionou, que além dos problemas enfrentados em relação ao impacto ambiental e de vizinhança, o estado também terá um custo adicional muito mais elevado em relação à distância da cidade mãe do presídio “Não é possível que o estado não se dê conta do custo financeiro e logístico que este estabelecimento penal trará para os cofres públicos, sendo instalado nesta localidade. Ainda há tempo do governo tomar uma decisão mais acertada em relação à economicidade desta obra e posterior manutenção do serviço”.

 

Além do prefeito municipal Milton Schmitz e do presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Costa (Tenente Costa), estiveram presentes na reunião o secretário municipal da Administração e Gestão, Lori Luis Bolesina; o advogado da Prefeitura de Carazinho, Gustavo Viapiana; o presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti; o vice-presidente da Área Comercial e da Área de Prestação de Serviços da ACIC, Jocélio Nissel Cunha e César Souza e  o diretor de Assuntos Jurídicos da ACIC, Júlio Eduardo Piva. Também compareceram os presidentes das entidades de classe de Carazinho, Zani da Costa Santos, presidente do CDL; Adel Tamimi, presidente do Sindilojas; Moisés K. dos Santos, presidente do Sindicar; Sandra Mara Zimmer, presidente da OAB Subseção de Carazinho; Cornelis Souilljee, Conselheiro Fiscal do Sindicato Rural de Carazinho e Marcos Souilljee, Diretor do Sindicato Rural e Delmar Soares Cardoso, presidente da ONG Amigos do Rio da Várzea. 

 

A reunião foi feita de acordo com todos os protocolos de prevenção a covid-19.

Fotos do Post

Compartilhar