Orlando Faccini Neto, Presidente da AJURIS participou do Ideias na Mesa.
26/04/2021
00:00:00
O presidente da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Orlando Faccini Neto, foi o convidado especial do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), desta segunda-feira (26).
O presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti, abriu o Ideias na Mesa, agradecendo a presença do convidado. “Sabemos que com a chegada das redes sociais, houve um grande aumento no número de juízes amadores, onde todos se sentem no direito de julgar a tudo e à todos, o tempo todo. Também sabemos que estamos vivendo um tempo desafiador e de grande insegurança jurídica, o que acaba prejudicando o cenário econômico e produtivo” disse Vailatti.
Faccini Neto iniciou sua participação afirmando que, atualmente, há um grande desencontro de informações, ou seja, uma certa transmissão de mensagens equivocadas. “Em certa medida, há uma transmissão de mensagens confusa, que contribui para um certo agravamento da situação em tempos de pandemia”. O juiz ainda afirma que o Brasil errou como nação, e que isso propiciou um quadro mais dramático no que tange o controle da pandemia. “Seria dramático de qualquer maneira, mas não com essa intensidade. Num momento como este em que estamos vivendo, a mensagem, principalmente da liderança, deve ser clara” Cita Orlando.
Sobre o Poder Judiciário, Orlando Faccini Neto, falou sobre os cenários nacional e estadual e afirmou ser um grande desafio trabalhar em meio a todos esses acontecimentos, primeiro por não haver precedentes na história de tal situação, e segundo “quando se fala em Poder Judiciário, há uma espécie de divisão, que é aquilo que as pessoas pensam sobre o Supremo Tribunal Federal e dos demais integrantes do sistema de justiça. Com razão ou não, a maioria da população brasileira tem uma visão desfavorável do Supremo. Infelizmente, algumas instituições são usadas para disputas políticas” disse Faccini Neto.
Tratando sobre a polarização e radicalização da política no País, Faccini Neto ressalvou que tudo se tornará ainda mais dramático em se tratando dos processos transitórios do próximo ano, “a ausência de limites tende a se intensificar, e eu vejo isso com bastante receio e com bastante temor” disse, e ainda, “é necessário um ajuste, no sentido de determinadas pautas serem postas em debate para melhorar o andamento das mudanças” finaliza.
Estiveram presente no evento, online, a Diretoria Executiva da ACIC, além do Prefeito Municipal de Carazinho, Milton Schmitz; o presidente do SINDICAR, Moisés K. dos Santos; o presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Leomar Tombini e associados convidados.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Carazinho Veículos; Supermercado Economia e E-Atacarejo; Schuster & Medeiros; Seanet, Radiologia Carazinho; Sicredi e SM Construções.
Assessoria de Comunicação ACIC
Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos