ENTIDADES SE REÚNEM COM PREFEITO PARA PEDIR A RETIRADA DOS TRILHOS DA VIAÇÃO FÉRREA
05/06/2015
00:00:00
Na tarde desta quarta-feira, 03 de junho, representantes das entidades de classe estiveram reunidos com o prefeito Renato Süss, a fim de tratar sobre questões referentes aos trilhos da viação férrea que passam em Carazinho. A reunião foi solicitada pela Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) por se tratar de um assunto altamente relevante para o desenvolvimento econômico local.
Além do presidente da ACIC, Jocélio Cunha, participaram da reunião, o diretor de Micro e Pequena Empresa da entidade, Sidnei Meyer; o diretor de Projetos da entidade, Gelso De Carli; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Leandro Rheinheimer; o presidente do Sindilojas, Erselino Zottis; o conselheiro da Seccional da OAB/RS, César Souza, e o representante da Subseção local da OAB/RS, Adolf Papke; o secretário de Desenvolvimento, Gian Pedroso; o assessor do Chefe da Casa Civil, deputado federal Márcio Biolchi, Luiz Kunrath; representantes da secretaria de Planejamento e o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Álvaro Sanna.
As entidades de classe levaram ao prefeito a preocupação com o desenvolvimento local, que muitas vezes está vinculado ao obstáculo criado pelos trilhos da rede ferroviária no centro da cidade. “Neste momento seria importante a liderança política do prefeito com nossos deputados federais, a fim de viabilizar a retirada dos trilhos que passam dentro do nosso município”, frisa o presidente da ACIC.
Cunha também explicou que a reunião foi importante porque discutiu um problema antigo da cidade e que já é uma preocupação da entidade há bastante tempo. “Não é possível continuarmos deixando de investir no progresso e desenvolvimento de nossa cidade por causa de uma viação férrea que é obsoleta e inoperante em nosso município, e que não tem mais sentido de estar ali. Precisamos de ações urgentes e concretas para a retirada dos trilhos”, destaca.
O prefeito acolheu a demanda das entidades e reiterou, como já fez em outras oportunidades, seu desejo de remover os trilhos. “Acho que uma reunião como esta é muito positiva porque representa uma união de forças para alcançar um objetivo comum”, acredita.
Sanna também reforçou a posição do setor jurídico da prefeitura, de que a cidade precisa reavaliar a presença dos trilhos. “No momento em que se estabeleceu uma viação férrea na cidade, entendeu-se que o recuo necessário para construções e a própria passagem dela traria riquezas e crescimento para o município. Isso aconteceu no passado, mas o espírito da lei que firmou esse recuo e essa linha, não existe mais”, ressalta.
A passagem de uma viação férrea por qualquer cidade impede a construção e reforma de obras a uma distância previamente estabelecida pela legislação vigente. O pleito das entidades é para que os trilhos sejam retirados e este entrave jurídico seja eliminado, uma vez que a viação férrea não é mais operada no centro da cidade.
Süss informou também, que estará solicitando uma reunião com os deputados federais Márcio Biolchi (PMDB/RS) e Ronaldo Nogueira (PTB/RS), já que acredita que a solução precisa de apoio político para acontecer. Esta reunião deve ser agendada dentro das próximas semanas, uma vez que ambos os deputados devem cumprir agenda na região em breve.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos