ACIC PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL EM PROL DE MELHORIAS NO AEROPORTO LAURO KORTZ

12/06/2015

00:00:00

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha, participou nesta quinta-feira, dia 11 de junho, de um encontro promovido pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, para discutir melhorias no aeroporto Lauro Kortz. Uma informação divulgada nesta semana pelo Bloomberg, site internacional de notícias, sobre a possibilidade de suspensão do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, fato que impossibilitaria a vinda de recursos para o aeroporto Lauro Kortz, mobilizou lideranças regionais e reuniu representantes das cidades de Passo Fundo, Carazinho, Marau e Getúlio Vargas.

 

Conforme o site, a suspensão do Plano, que beneficiaria aeroportos de médio e pequeno porte, serviria para “conter os gastos e atingir uma meta orçamentária, com o objetivo de recuperar a confiança dos investidores e evitar um rebaixamento do grau de investimento brasileiro por parte das agências internacionais”.

 

Para o presidente da Acisa, Marco Mattos, a notícia gerou preocupação a todos que lutam pelas melhorias do aeroporto. “Estamos nos reunindo todos como protagonistas de uma preocupação. Devido esta a informação noticiada, tomamos a iniciativa de realizar essa reunião para repercutirmos isso, convergir as informações e saber se isso de fato é verdade. O segundo ponto importante, é que nós tenhamos uma linguagem comum de que o ajuste fiscal que o país passa muito se confunde com o Fundo de Aviação Civil, que é rubrica própria e tem que ser aplicada apenas nas melhorias e construções de aeroportos. Então, nesta oportunidade, queremos discutir sobre isso”, afirma Mattos.

 

O Presidente da ACIC, Jocélio Cunha, reiterou a importância e a urgência dessas melhorias no Aeroporto Regional de Passo Fundo: “Estes investimentos precisam ser aportados ainda este ano no aeroporto, a fim de melhorarmos a segurança e atender a demanda crescente de toda região norte do Estado. É preciso demonstrar e sensibilizar o ministro Eliseu Padilha de que toda região está unida em prol dessas melhorias, e que o Governo Federal precisa fazer a sua parte e confirmar imediatamente estes investimentos em nosso aeroporto”, conclui.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva explanou a trajetória pela busca de recursos e esclareceu a situação em que se encontra o Lauro Kortz atualmente. “Semana passada estivemos na Fepam, em Porto Alegre. Nosso processo é prioritário, está em fase de estudo. Já tivemos vistoria no aeroporto, ou seja, é a última fase que necessita neste plano para que a União receba, portanto, a avaliação ambiental, e, a partir daí, possa fazer o termo de referência e abrir o edital de contratação para a empresa fazer as obras”, esclareceu o secretário, reafirmando a importância das lideranças reforçarem a união em busca das melhorias para o aeroporto.

 

Carlos Eduardo disse, ainda, que o município respeita e se preocupa com as questões ambientais do local. “Com este projeto e com essa verba destinada para aquilo, o impacto ambiental é mínimo. Todas as estruturas serão feitas em áreas já impactadas sem a remoção de um metro de cerca do sítio aéreo portuário. Não foi analisado um aumento de pista, mantemos ela com a mesma distância dos mananciais”, ressaltou o secretário.

 

Durante a reunião, ficou definido que uma comissão irá elaborar dois documentos, que serão assinados por todas as lideranças que estiveram presentes no encontro. O primeiro será em apoio à audiência pública promovida pela Comissão Especial de Aviação Civil da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, que irá debater a aviação regional em Passo Fundo. O segundo documento será encaminhado ao ministro Eliseu Padilha, para solicitar uma audiência e debater os investimentos que serão feitos no aeroporto, além de reiterar que as lideranças estão mobilizadas para a luta da reforma e reafirmar a importância que o aeroporto tem para Passo Fundo e região.

(Com informações e fotos assessoria de imprensa Acisa)

 

 

Fotos do Post

Compartilhar