ENTIDADES SE REÚNEM COM DEPUTADO RONALDO NOGUEIRA PARA TRATAR A RETIRADA DOS TRILHOS E A FERROVIA NORTE-SUL

15/06/2015

00:00:00

Conforme ficou decidido em reunião realizada na prefeitura municipal, no último dia 03 de junho, entidades de classe e Executivo voltaram a se encontrar para falar sobre a retirada dos trilhos da viação férrea do centro de Carazinho, desta vez, com a presença do deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS). A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 12 de junho, na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) e também tratou da questão da Ferrovia Norte-Sul.


O presidente da entidade, Jocélio Cunha apresentou ao deputado o pleito das entidades, para que Carazinho continue sendo referência nacional de logística. “Nossa reivindicação é que Carazinho seja incluído de alguma forma na passagem da Ferrovia pela região e para que, de fato, o projeto de retirada dos trilhos seja realizado, com apoio do deputado e isso não mais impeça o desenvolvimento local e regional”, explica.


Milton Schmitz, que é membro efetivo do conselho deliberativo da ACIC reiterou ao deputado Nogueira que o pleito não é para que a Ferrovia passe por Carazinho, já que neste caso, todas as cidades gostariam de ser contempladas e sim, que ao menos a proximidade dela traga benefícios à região. “Além disso, temos que nos espelhar na cidade de Passo Fundo, que teve seu crescimento alavancado com a retirada dos trilhos”, destaca.


O secretário de Planejamento, Roberto Klein, que na ocasião esteve representando o prefeito Renato Süss, também relatou que a cidade tem duas situações em relação aos trilhos. “Hoje, de certa forma, o que nós queremos é sim, que tenhamos trilhos, mas não no centro da cidade e sim, para a passagem da Ferrovia”, reforça.

Segundo o deputado, nenhum dos traçados previamente planejados contemplaria Carazinho. “Nós todos fomos surpreendidos pelo traçado que foi escolhido. Pelo que se diz informalmente, a opção do Governo foi para aproveitar a estrutura já existente e que pertencia à Rede Ferroviária Federal”, disse Nogueira, se referindo ao posto da RFF na cidade de Cruz Alta.


O deputado ainda criticou as medidas governamentais que impedem os investimentos em infraestrutura no País. “A forma como o governo do PT tem gerido os recursos impede investimentos a curto e médio prazo e talvez por isso, o traçado tenha sido feito em regime de aproveitamento. Não tenho como fazer o Governo Federal mudar de ideia. É mais fácil tentar conseguir um ramal de acesso pelo sul da cidade, já pensando em uma interligação com um possível aeroporto de cargas que pode ser implantado em Carazinho”, sinaliza o parlamentar.


Nogueira se comprometeu a alinhar seu discurso com o do deputado federal Márcio Biolchi (PMDB/RS) para buscar apoio governamental que atenda, de alguma maneira, as duas demandas relatadas durante a reunião. Ele também assinalou que o Governo Federal está se  articulando para criar um novo imposto, a fim de gerar recursos para investimentos no País.


 

Sobre esse ponto em particular, as entidades se posicionaram contra, externando ao deputado seu descontentamento quanto a este tipo de solução paliativa pretendida pelo Governo Federal, onerando ainda mais o meio empresarial e a população em geral. “Estamos vivendo um momento bastante difícil, com a crescente onda de corrupção na política, que não acreditamos ser este o caminho. Precisamos que o Governo gerencie os fartos recursos que já existem de maneira mais responsável”, afirma o presidente da ACIC. 

Fotos do Post

Compartilhar