ACIC PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AVIAÇÃO CIVIL EM PASSO FUNDO
16/06/2015
00:00:00
Nesta segunda-feira, 15 de junho, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha participou da audiência pública da Comissão Especial da Aviação Civil Regional, promovida pela Assembleia Legislativa, na Universidade de Passo Fundo (UPF). Com esta ação, os parlamentares percorrem o Estado para debater a necessidade dos investimentos nos 15 aeroportos do Rio Grande do Sul habilitados para receber os investimentos.
O deputado estadual Frederico Antunes (PP), que preside a Comissão, afirmou que a aviação regional tem o papel de impulsionar o crescimento das regiões. “A aviação regional não é mais destinada às pessoas que tenham maiores condições financeiras. Hoje em dia, todos podem e precisam viajar de avião. Seja para um tratamento de saúde, para a educação, para turismo ou para o negócio. Em todas as áreas a aviação civil serve para melhorar as condições de desenvolvimento de determinadas cidades e regiões”, destaca o parlamentar.
O Programa Nacional de Aviação Civil deverá fazer investimentos em 270 aeroportos de todo o Brasil até 2018. Conforme dados levantados pela diretora do Departamento Aeroportuário Estadual (DAP), a engenheira Lígia Vilagran Barreto Alves, a movimentação dos usuários no aeroporto cresceu significativamente em dois anos. Passou de 52 mil passageiros em 2012, para 167.548 em 2014. Lígia também destacou que, entre os aeroportos do interior do Estado, o Lauro Kortz só perde em movimentação para Caxias do Sul, que também terá investimentos.
Durante a audiência, o presidente da Acisa, Marco Mattos, entregou ao deputado Frederico Antunes um documento assinado por lideranças de entidades de Passo Fundo e região, para reforçar a importância que o aeroporto tem para a comunidade. “Passo Fundo é uma cidade multissetorial e por isso é tão próspera. É boa no setor do agronegócio, na área da saúde, da educação, temos um comércio forte. Os setores são muito eficientes, mas principalmente, os setores dialogam e na medida em que dialogam, eles fazem esta cidade ser pujante e crescente”.
Mattos ainda reiterou que é necessário ter foco. “Neste momento, nós precisamos ter um foco único que é voltado para a melhoria do aeroporto. Nós pensarmos em um novo aeroporto é absolutamente normal e correto, mas talvez não seja o momento para esta ação. Precisamos fortalecer ações como a desta comissão, que poderá nos auxiliar, por exemplo, junto à Fepam, para que nós possamos ter o projeto aprovado, preservando todas as questões ambientais”, ressaltou o presidente.
Na avaliação do Presidente da ACIC, Jocélio Cunha, a audiência pública serviu para esclarecer e tranquilizar a comunidade acerca dos investimentos no Aeroporto de Passo Fundo. “Foi extremamente importante a realização desta audiência pública, onde toda a região teve a oportunidade de conhecer a situação atual do projeto, e também a informação transmitida pelo Ministro Padilha ao deputado Frederico Antunes, dando conta de que os recursos necessários para sua realização estão garantidos” relatou o presidente.
Atualmente, o anteprojeto do Aeroporto de Passo Fundo encontra-se na Fepam para análise. Após o licenciamento ambiental, será iniciado o processo de licitação para, em seguida, iniciar as obras. As lideranças também realizaram uma visita ao aeroporto para analisar a atual estrutura do local.
Na última semana a notícia da possibilidade de cancelamento dos recursos para a Aviação Civil devido a instabilidade na economia mobilizou lideranças regionais para tratar do tema. Durante a audiência, o deputado Frederico Antunes explicou que o Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou que a verba destinada ao setor vem de um fundo da aviação civil. “Esse investimento não faz parte dos recursos do Tesouro Nacional, eles são oriundos do Fundo Nacional da Aviação Civil, ou seja, as taxas cobradas das passagens vendidas em todo o Brasil, vão compor esse fundo. Então, quando perguntado ao ministro se, por ventura, esses valores previstos para as obras prioritárias no Plano Nacional de Aviação iriam parar, ele disse que não, e é a nossa tranquilidade”, afirmou
(Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da ACISA de Passo Fundo).
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos