REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL PARTICIPA DE REUNIÃO DA ACIC
22/06/2015
00:00:00
Nesta segunda-feira, 22 de junho a reunião semanal da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu o reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) Jaime Giolo e o diretor do campus de Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias. A pauta tratou sobre a reeleição de Giolo, que aconteceu no último dia 27 de maio, o trabalho já realizado nos primeiros cinco anos e os planos para o próximo mandato de quatro anos.
Giolo também falou sobre a parceria entre a Universidade e o Hospital Comunitário de Carazinho (HCC), motivo pelo qual estavam presentes na reunião, o presidente da instituição de saúde, Azelar Kissmann, médicos membros da diretoria e o secretário de Saúde, João Hartmann. Desde o mês de março deste ano, a UFFS é responsável por uma médica residente que está atuando no HCC.
A UFFS regula a residência médica de outras universidades na região, e mantém, atualmente, 200 médicos no mesmo sistema. Giolo destacou que esta ação faz parte de uma tentativa da Universidade de manter suas portas abertas à participação comunitária. “A Universidade precisa fazer a diferença no contexto onde está inserida e esta é uma das maneiras que encontramos de nos fazer presentes na vida da comunidade”, explica.
O reitor anunciou ainda, que em função do plano de expansão das escolas médicas no Brasil, proposto pelo Governo Federal, deverá ser obrigatória, em breve, a residência médica nos centros de saúde comunitária. “Estamos aguardando apenas a resolução da Comissão Nacional de Residência Médica, para colocarmos em prática o cenário que já estamos alinhando neste sentido”, informa.
Segundo o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, a intermediação do secretário de Saúde será importante durante este processo, para que de fato as Unidades Básicas de Saúde possam ter médicos residentes, vinculados ao programa federal. “Nós achamos importante a participação do secretário João Hartmann nesta reunião, justamente para que ele conheça esse pleito e trabalhe em conjunto conosco. Porque no ano passado tivemos a oportunidade, oferecida pela UFFS, de já termos alunos de medicina nos postos de saúde, mas o convênio não evoluiu em função de falta de esforço político”, relata.
Por sua vez, o diretor do campus de Passo Fundo da UFFS ressaltou o desejo da Universidade de estar cada vez mais próxima da comunidade carazinhense. “Para reforçar essa parceria, queremos fazer algo pelo sistema de saúde pública de Carazinho e para sua comunidade. Já temos autorizadas, mais três vagas para residência médica no HCC e queremos ajudá-lo a, em breve, se tornar um hospital de ensino, atendendo as demandas do próprio município. Nosso maior interesse é colaborar com o crescimento da cidade”, destaca.
O secretário de Desenvolvimento, Gian Pedroso participou da reunião, representando o prefeito municipal. Ele falou sobre a importância da parceria entre a Universidade e o poder público, a fim de agilizar questões como esta que envolve a saúde comunitária. Pedroso aproveitou a oportunidade para falar sobre a implantação do sistema de videomonitoramento na cidade, que se encontra em fase final para a assinatura do contrato, o que acontecerá na próxima quarta-feira, 24 de junho.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos