COMANDANTES DO 38 BPM DE CARAZINHO FALAM SOBRE SEGURANÇA EM REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC

10/08/2015

00:00:00

A reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) desta segunda-feira, 10, recebeu o comandante do 38 Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Carazinho, Major Eriberto Branco e o subcomandante, Capitão Jarbas Bohrer. O tema do encontro foi a segurança pública, principalmente no que diz respeito aos assaltos, furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais ocorridos na cidade, nos últimos dias.

 

Segundo o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, a situação financeira do Estado e o parcelamento dos salários dos servidores públicos por parte do governo estadual ocasionaram uma sensação de insegurança na comunidade. "As pessoas começaram a acreditar que haveria uma diminuição dos serviços prestados por parte da Brigada Militar e da Polícia Civil, em função dessa questão dos salários, conforme comunicado disponibilizado à população por parte de integrantes de associações e sindicatos ligados às corporações, o que levou a uma comoção da comunidade, potencializando as ocorrências que aconteceram", explicou.

 

O Major Branco falou sobre as atribuições da Brigada Militar e sobre as dificuldades enfrentadas no setor de segurança pública atualmente. “No passado, Carazinho contava com um policiamento ostensivo maior, considerando a população existente. Hoje o ideal seria termos dois brigadianos por quadra, mas não há condições e nós entendemos isso, mas por outro lado ganhamos em tecnologia e planejamento", declara.

 

O comandante esclareceu também a forma de trabalho da Brigada Milita na cidade. "A BM trabalha com escalas, com planejamento ordinário e com estatísticas. Foram elencados dez crimes mais comuns na região e trabalhamos mais para combater esses crimes. O indicador mais preocupante em Carazinho é o de homicídios. Foram 14 em 2015, um aumento de 200% em relação ao ano passado. Isso está na pauta prioritária em Carazinho", detalha.

 

Conforme o comandante, o efetivo foi avisado, por ocasião do anúncio de parcelamento de salários, de que o regime militar é uma instituição e por isso não pode fazer greve. "Tivemos uma manifestação extremamente pacífica, dentro do que é previsto em lei. Tivemos uma operação na sexta-feira e no sábado, em função do dia dos pais e não tivemos ocorrências no comércio. Não houve aquartelamento e o efetivo trabalhou integralmente”, esclarece.

 

O comandante local da BM também tranquilizou toda a diretoria da ACIC, que representa o empresariado e a comunidade local, informando que serão feitas de forma rotineira, várias incursões e blitze da Brigada Militar na cidade. “Inclusive contaremos para isso, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do Comando Regional da cidade de Passo Fundo”, informa.

 

Videomonitoramento

 

Cunha também questionou os comandantes sobre a importância da assinatura do contrato para a instalação de quatro câmeras de videomonitoramento, assinado pela prefeitura municipal no final do mês de julho. "O videomonitoramento é muito importante. Mesmo que não seja o número de câmeras ideal, é um começo e vai ser bem significativo para a cidade. A parte mais difícil é o cabeamento ótico e esse foi feito. Esperamos que esse número aumente, pois quanto mais imagens melhor", afirma.

 

O diretor para Assuntos de Segurança da ACIC e presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Carazinho, Danilo Flores também falou sobre a questão do videomonitoramento durante a reunião com o comando da BM. “A segurança pública está enfrentando dificuldades porque os governos não investem no setor. Se um empresário quer aumentar a segurança de sua empresa, ele investe em equipamentos, em pessoal, em tecnologia, em fatores que possam aumentar a segurança. O mesmo deveria ocorrer no setor público”, ressalta.

 

Na próxima segunda-feira, 17, a reunião semanal da diretoria da ACIC acontecerá na Ulbra, por ocasião da semana comemorativa dos 15 anos da entidade educacional em Carazinho. A reunião acontecerá no miniauditório da Ulbra e terá início às 13h.

 

 

 

Fotos do Post

Compartilhar