O VAREJO NA ERA DO COMPARTILHAMENTO

18/09/2015

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A era do compartilhamento tem início quando as pessoas passam a decidir o que fazer ou comprar a partir de informações e serviços disponibilizados por outras pessoas ou empresas de forma acessível na web. Alguns ainda resistem às facilidades oferecidas pela internet, mas esse número é cada vez menor.

 

Para os que já se renderam à tecnologia, utilizando, moldando e usufruindo da nova era, estão serviços como o Waze, que fez pelos moradores das grandes cidades do mundo mais do que todos os engenheiros de trânsito em sua história. Ou o Bliive, a rede onde você ensina o que sabe e aprende o que deseja sem movimentar nada em dinheiro.

 

Incluo ainda o Uber, que, depois de regulamentado, será a carta de alforria de taxistas inquilinos de placas, transportando com segurança e qualidade. Necessário ilustrar, também, com o Airbnb, sistema de aluguel de acomodações (na casa das pessoas), funcionando em mais de 190 países, que tem desafiado o setor de hotelaria e beneficiado viajantes de todo o mundo.

 

Na Europa, por exemplo, o modelo de economia compartilhada está em ascensão, com forte apelo da mudança comportamental no consumo. Segundo dados da Pricewaterhouse Coopers, a projeção de movimentação global da tendência em 2025 é de US$ 335 bilhões.

 

Todas essas soluções impactam fortemente no varejo, pois estão interferindo no comportamento de consumo das famílias, nas escolhas do dia a dia. Alguns APPS apresentam soluções de locação de utensílios e roupas, que já provocam pelo mundo uma necessária transformação do setor, como o americano Rent Run a Way, crescendo de forma avassaladora nos EUA, ou o já presente no Brasil Dress To Go, ambos com serviço de aluguel de vestidos e acessórios.

 

O varejo, em uma fusão completa dos canais Físico + Digital, denominada Figital, está se reinventando, ajustando os mastros para navegar nesses novos mares, onde o cliente pode, decide e quer estabelecer a forma como vai consumir, ou melhor, usufruir o que deseja.

 

São novos e inspiradores tempos. Estamos em processo contínuo de evolução, mas há momentos em que existem degraus como esses que trazem para nossas empresas desafios que, sem dúvida, melhorarão significativamente a nossa vida e de quem amamos.

 

Fonte: Gustavo Schifino / CDN SUL via CDL/POA

 

 

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