PREFEITO E VICE DE MARAU PARTICIPAM DA REUNIÃO-ALMOÇO SEMANAL DA ACIC
21/09/2015
00:00:00
A reunião-almoço semanal da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) desta segunda-feira, 21, contou com a presença do prefeito de Marau, Josué Francisco da Silva Longo (PP) e do vice-prefeito Odolir Bordin (PP). Também participaram da reunião, os comandantes do 38 Batalhão de Polícia Militar (BPM) Major Eriberto Branco e Capitão Jarbas Bohrer e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura.
Sobre a estrutura de governo, o prefeito pontuou a necessidade de uma equipe técnica na administração municipal. "A primeira coisa que fizemos ao assumir o governo, foi montar uma equipe técnica. Não priorizamos partidos políticos e pessoas que trabalharam na campanha na hora de preencher os cargos e sim, capacidade técnica. Isso ajudou muito na busca de recursos externos para investimentos", conta.
O presidente da ACIC, Jocélio Cunha relatou aos convidados o pleito da entidade, juntamente com outros entes sociais para conseguir um sistema de videomonitoramento para Carazinho, que seja eficaz no combate à criminalidade. "Nos reunimos algumas vezes com o Executivo, através da secretaria de Desenvolvimento e também em parceria com o comando do 38 BPM, porque defendíamos a instalação inicial de pelo menos 10 câmeras. Serão instaladas quatro de início, mas a exemplo do que aconteceu em Marau, esperamos um investimento maior no setor, que de fato contemple as necessidades da comunidade", afirma.
Longo explicou que o sistema de videomonitoramento, chamado na cidade de “Olho Vivo” faz parte de um conjunto de ações voltadas ao combate da criminalidade, que estava tomando proporções alarmantes no município. “A sociedade se uniu em torno desse projeto. Criamos um gabinete de gestão integrada, fortalecemos a Secretaria Municipal de Segurança, dialogamos com o Consepro, a Brigada Militar, a Polícia Civil, os Bombeiros e a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária (ACIM) e priorizamos a segurança no orçamento. Todas as demandas, inclusive de infraestrutura das polícias, são cobertas pelo município”, relata.
Além disso, a cidade também está investindo em iluminação pública, para dificultar as ações criminosas e criou uma remuneração complementar para policiais civis e militares, que foi contestada pelo Tribunal de Contas do Estado e que está temporariamente suspensa, até a assinatura do convênio com o Estado que permita sua continuidade.
Prioridade
Em Marau, o investimento no sistema de videomonitoramento, foi de um milhão de reais, para 44 câmeras. Conforme o prefeito, a redução dos delitos foi de 60% até o momento. “Até o início do ano que vem, chegaremos a 102 câmeras, inclusive nos bairros onde há tráfico de drogas, que hoje é nosso maior problema, com o investimento chegando a 1.750.000 reais. E encerraremos o projeto com 132 câmeras no total e investimento de dois milhões de reais. A tecnologia é avançada e serve de referência, já que estão vindo pessoas do Estado e de fora dele para conhecer”, ressalta.
O prefeito ainda conclamou os entes políticos regionais a se unirem para que a segurança da região seja reforçada, com ações semelhantes às que acontecem em Marau. “A região tem condições de trabalhar de forma que se construa um pacto pela segurança, é uma questão de prioridade. Alguma coisa vai ter que cortar, mas a segurança é muito importante. Em Marau, por exemplo, reduzimos recursos para eventos, para aplicar na segurança”, sugere.
O município está investindo também na prevenção à criminalidade, com políticas voltadas para que as crianças e adolescentes não ingressem no mundo do crime. Dentre eles, os programas Brigada Mirim, Bombeiro Mirim, AABB Comunidade, Balé Social e a instituição do turno inverso nas escolas do município, para que os alunos se mantenham ocupados e não fiquem ociosos nas ruas.
A próxima ação da ACIC será a participação, na quarta-feira, 23, de uma reunião no Ministério Público Federal em Passo Fundo, para solicitar a instalação de uma unidade do órgão em Carazinho. Devem participar da reunião ainda, a OAB subseção local, CDL, Sindilojas, Sindicar, Sindicato Rural e Conselho da Comunidade.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos