REGIÃO SE MOBILIZA PELA PAVIMENTAÇÃO DA BR 153 E DUPLICAÇÃO DA BR 285

23/10/2015

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Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) das regiões Norte e Produção, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram nesta quinta-feira, 22 de outubro, o Fórum Estratégico para o Desenvolvimento Regional. O evento reuniu autoridades regionais e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que apresentaram o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a pavimentação da BR 153 (Transbrasiliana) no trecho Passo Fundo – Erechim. Ao final do Fórum, uma comissão foi constituída para acompanhar o andamento das demandas junto às autoridades federais.

 

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza destacou que o Fórum congrega a sociedade civil organizada e entes políticos, para levar adiante demandas que ficaram paralisadas ao longo do tempo. “Nossa intenção é, com esse ato, retomar as tratativas visando ao desenvolvimento regional, que passa, sem dúvida, pela pavimentação da BR 153, e pela duplicação da BR 285, duas rodovias importantes da nossa região e que precisam receber uma atenção diferenciada do governo federal”, resumiu o professor.

 

Montar uma comissão pró-BR 153 e BR 285 é uma das principais ações decorrentes do Fórum, conforme destaca a presidente do Corede Produção Munira Awad. A presidente salientou que será entregue formalmente às autoridades federais um documento que aponta a necessidade urgente das obras nas rodovias, fundamentais para o desenvolvimento regional. Uma comissão pela duplicação da BR 285, presidida pelo vereador de Passo Fundo Pedro Daneli, já está em atividade e deve se integrar ao movimento proposto pela Universidade.

 

O presidente do Corede Norte e diretor da URI Campus Erechim Paulo Sponchiado lembrou que a BR 153 tem 4 mil quilômetros de extensão, dos quais apenas os 68,5 km entre Passo Fundo e Erechim não são pavimentados. Para ele, a estrada já tem todas as condições para que isso aconteça, basta o avanço nos trâmites necessários para o início das obras.

 

O diretor da UPF/Carazinho e diretor de Empreendedorismo da ACIC, Hélio Büllau participou da reunião representando a entidade e resume o resultado do encontro. “Foi um grande evento, toda região esteve representada e foi muito importante a presença da UPF, porque deu uma conotação técnica e não só política para o encaminhamento do processo. O pessoal do DNIT esclareceu também toda a questão técnica e deu boas perspectivas a partir de agora. Em relação à BR 153, já existe o EVTEA, então está mais próximo de acontecer. Em relação à duplicação da 285, o DNIT dividiu em três trechos. O primeiro está entre a perimetral leste e a Polícia Rodoviária de Passo Fundo; o segundo, dali até o trevo da RS 324 e o terceiro, dali até o aeroporto de Carazinho. O segundo trecho foi dispensado de EVTEA, então está mais adiantado o processo. Se politicamente conseguirmos fundir os trechos 2 e 3 e incluir no PAC, então fica mais fácil de acontecer”, detalha.

 

Pavimentação apontada em estudo

 

O superintendente do DNIT Hiratan Pinheiro da Silva explicou que o EVTA é fundamental para definir o projeto de pavimentação da BR 153. O estudo, concluído há dois meses, evidenciou a necessidade de pavimentação e contempla todas as possibilidades de deslocamentos pela rodovia. De acordo com Hiratan, uma obra dessa magnitude leva aproximadamente três anos para ser executada. Soma-se a esse tempo mais seis meses a um ano, período necessário para a fase de projeto e contratação de empresa.

 

(Com informações da UPF).

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