REUNIÃO DEFINE CONTINUIDADE DO IGP/IML EM CARAZINHO
17/11/2015
00:00:00
Uma reunião ocorrida hoje à tarde, 17, na Prefeitura de Carazinho definiu a continuidade dos serviços do Instituto Geral de Perícias (IGP) e Instituto Médico Legal (IML) na cidade. O anúncio foi feito pelo coordenador regional do IGP, Ricardo Telló Dürks, mediante a afirmativa do Executivo, em parceria com o Legislativo, de se adequar às demandas do órgão pela melhoria dos serviços.
Participaram da reunião ainda, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha; o presidente do conselho deliberativo da entidade, Milton Schmitz; o secretário municipal da Saúde, João Hartmann; a Secretária da Administração, Cecília Bertoldi; o secretário de Governo, Wilson Paese; o vereador Orion Albuquerque; a titular da Delegacia de Polícia Civil, Rita De Carli e o médico perito Roberto Pontes.
Cunha salientou durante a reunião, que o serviço é muito importante para Carazinho, não apenas devido à demanda, já que o posto local atende 17 municípios da região, mas, principalmente, para que a cidade não perca mais uma de suas importantes instituições. “Fizemos contato com o Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, que garantiu a Carazinho todo apoio necessário à questão, inclusive disponibilizando sua agenda para que uma comitiva se reúna em seu gabinete com os responsáveis pelo IGP/RS para tratar dessa questão que é de suma importância para a cidade”, destaca.
Conforme Dürks, a precariedade no serviço de perícias seria a principal questão que levou o IGP a optar pelo fechamento temporário do posto em Carazinho. “Desde 2013 estamos em tratativas com a prefeitura municipal para informar a necessidade de melhoria do serviço. Sabemos que é uma atribuição do Estado, mas não temos condições de fazê-lo e contamos também com o Executivo municipal para que isso aconteça”, explica.
O serviço de perícias médicas hoje funciona junto ao Centro de Especialidades Médicas (CEM) o que, segundo o coordenador regional, não é adequado porque as vítimas acabam aguardando atendimento no mesmo local onde pacientes esperam por consultas médicas. Outro problema seria a necessidade de equipamentos de informática e uma rede de internet exclusivas, já que os laudos das perícias são confidenciais. Sobre os problemas no necrotério, que fica próximo ao cemitério municipal, o médico perito Roberto Pontes pontuou a falta de limpeza da área e manutenção da infraestrutura como principais dificuldades.
O secretário da Saúde, João Hartmann disse que para o orçamento de 2016, já no mês de janeiro, será possível fazer as adequações necessárias para a continuidade do serviço em Carazinho. Sobre o compartilhamento da sala de espera com os pacientes do CEM, ele disse que será reformulada uma sala que fica junto à sala de perícias e que tem acesso diferenciado, para que as vítimas de violência possam aguardar atendimento. Hartmann também informou que os equipamentos de informática e a internet exclusiva serão disponibilizados imediatamente.
Sobre as reformas no necrotério, o vereador Orion Albuquerque disse que o Legislativo se unirá ao Executivo na disponibilização de recursos, a fim de que elas aconteçam o mais breve possível. A Secretária da Administração, Cecília Bertoldi, que na ocasião representava o prefeito Renato Süss, também frisou o comprometimento do Executivo para que todos os requisitos do IGP/RS sejam atendidos em tempo hábil.
Diante da afirmativa de realização das adequações, Dürks declarou que o posto local não será fechado. “A ideia do IGP/RS nunca foi fechar definitivamente o posto. Podemos dizer que tão logo sejam feitas as reformas, manutenções e adequações o posto voltará a funcionar a pleno em Carazinho”, confirma.
Logo após a reunião, Cunha entrou em contato novamente com a Casa Civil, para informar ao Secretário Márcio Biolchi sobre os desdobramentos da questão. “Mais uma vez Biolchi reiterou seu total interesse pela continuidade do serviço em Carazinho e informou que está disponível para eventuais necessidades do IGP/RS a fim de sanar as dificuldades existentes, dentro das possibilidades do Governo do Estado”, declara.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos