ACIC TEM NOVA REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO

24/11/2015

00:00:00

Na tarde desta terça-feira, 21, a secretária municipal de Desenvolvimento, Luciana Basso esteve novamente reunida com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) para tratar de assuntos de interesse do empresariado e da comunidade em geral. Representantes da área técnica do Departamento de Meio Ambiente e do Sindicato Rural também participaram da reunião.

 

O intuito da secretária foi apresentar à entidade, uma proposta de parceria público-privada para a revitalização de praças, canteiros e espaços de lazer em         Carazinho. A ideia é que a prefeitura ceda a mão-de-obra e os empresários colaborem com materiais, plantas e outros utensílios de embelezamento para estes locais.

 

Luciana citou como exemplo, a Praça do Soldado Adriano, no bairro Loeff e a Praça Paul Harris (antiga Praça da CRT) que são cuidadas por empresários e moradores circundantes e mantidas pela prefeitura. “Os moradores realizaram a revitalização, mas a prefeitura faz a parte de capina, pintura, consertos. O que estamos pedindo não é que as pessoas ou empresas assumam as praças e canteiros e sim, que colaborem, inclusive ajudando a monitorar para que não haja depredação”, explica.

 

Sidnei Meyer que é diretor de Micro e Pequena Empresa da ACIC sugeriu à secretária Luciana, que a prefeitura elabore projetos concretos para essa revitalização e a partir de então, se busque a parceria dos empresários. “Outra sugestão é que se conte com o apoio dos aposentados no cuidado com esses espaços, pois estas pessoas têm disponibilidade de tempo e apreço por locais de lazer”, sugere.

 

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha acredita que o pontapé inicial dessa parceria deve partir do poder público. “Estamos vivendo um ano extremamente negativo para contar com os empresários, porque os impostos aumentaram em âmbito nacional, estadual e municipal e as receitas, em muitos casos não. Mas tendo um projeto completo e a prefeitura dando início aos trabalhos, certamente os empresários não vão se negar a colaborar, inclusive buscando alternativas para que isso aconteça”, afirma.

 

Distritos Industriais

 

Outro tema tratado durante a reunião foi sobre os distritos industriais de Carazinho, cuja titularidade tramita em âmbito judicial. Luciana informou que o processo passou para a fase de sentença, que deve demorar no máximo 180 dias. Ela também protocolou junto à Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) a concessão de delegação de licenciamento e de posse de agrotóxicos, pensando na instalação em Carazinho, de empreendimentos em curto prazo, especialmente na área de logística do agronegócio.

 

Essa delegação permitiria que o Departamento de Meio Ambiente concedesse as licenças localmente, gerando receitas para o município, já que as taxas para concessão de posse de agroquímicos e atividades semelhantes são bastante altas.  Cunha sugeriu que seja aproveitada uma agenda que a Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini terá na região em breve, para tratar sobre o assunto.

 

 

Fotos do Post

Compartilhar