LANÇADA CAMPANHA DE DESTINAÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS DO IMPOSTO DE RENDA 2016
09/12/2015
00:00:00
A Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) participou na manhã desta quarta-feira, 09, do lançamento oficial da campanha de destinação de incentivos fiscais do Imposto de Renda (IR) 2016, representada por seu presidente, Jocélio Cunha. A cerimônia aconteceu na agência local do Banco do Brasil.
Participaram da cerimônia, as entidades beneficiadas pela destinação, entidades apoiadoras e autoridades locais. Na ocasião, cada entidade beneficiada recebeu o material de divulgação da campanha, a fim de captar recursos para a realização de seus projetos, previamente aprovados por edital.
A campanha de destinação de incentivos fiscais do IR é uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Carazinho (Comdicacar), em parceria com a ACIC, CDL, Sindicato Rural, Sindilojas, Sindicar, OAB/RS, Banco do Brasil, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Associação dos Contabilistas de Carazinho, CRC/RS e Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é que as entidades locais que prestam assistência a crianças, adolescentes e idosos sejam beneficiadas com valores oriundos de porcentagens do pagamento do imposto de renda devido de pessoas físicas e jurídicas.
Durante a cerimônia, Cunha destacou que o engajamento das entidades beneficiadas é bastante importante, a fim de sensibilizar os contribuintes a fazerem a destinação. “Esse valor não é uma doação. É uma forma de fazer com que os recursos dos contribuintes permaneçam na cidade, já que se esperarmos o retorno do pagamento de impostos por parte do Governo Federal, isso pode demorar muito. Então é preciso que as pessoas entendam a facilidade de destinar e a importância desse valor para quem realiza o trabalho assistencial”, afirma.
Pessoas físicas ou jurídicas que quiserem fazer a destinação devem informar o desejo ao contador responsável por sua declaração de IR, que irá explicar o que é preciso fazer para que os valores cheguem ao seu destino. Pessoas físicas podem destinar até 6% do valor total do imposto de renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) ou ao Fundo Municipal do Idoso (FMI) ou ainda, diretamente às entidades beneficiadas, através das contas bancárias individuais divulgadas pelo Comdicacar. Já as pessoas jurídicas podem destinar até 2% do imposto devido sobre o lucro real, podendo dividir o montante entre os dois fundos.
Do total arrecadado por cada entidade, 80% serão destinados ao projeto apresentado em edital e os outros 20% serão redistribuídos entre todas as entidades. A campanha vai até o dia 30 de dezembro de 2015.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos