SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO PARTICIPA DE REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC

04/04/2016

00:00:00

A secretária de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana de Carazinho, Luciana Basso participou hoje, 04, da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). O prefeito Renato Süss estaria presente, mas em função de uma agenda a cumprir na capital do Estado, não conseguiu participar.

 

Luciana esclareceu questões relacionadas ao Previ Carazinho, que é a previdência dos funcionários públicos municipais e que é um dos gargalos do orçamento, em função da dívida gerada com questões judiciais. "O custo se tornou muito alto, para pagar uma dívida que vem do fato de que quando se começou a pagar a previdência, não havia um fundo para isso, gerando um déficit de lá para cá. É preciso fazer um estudo e readequar o cálculo atuarial, para que em algum momento essa dívida tenha condições de ser quitada", detalha.

 

Sobre o sistema de videomonitoramento da cidade, a secretária garantiu que deve estar funcionando em torno de 20 dias. "A demora está ocorrendo em função da falta de uma sala adequada para receber o equipamento junto à Brigada Militar, mas isso já está em andamento", esclarece.

 

Já sobre a regularização das áreas do Distrito Iron Albuquerque junto à FEPAM, a secretária informou que o município vem acompanhando os trâmites legais junto ao órgão. “Ainda pende uma decisão judicial sobre o caso, fato que deverá acorrer em breve, o que viabilizará a regularização da área do distrito”, comenta.

 

Quanto ao turno único, Luciana colocou que o município está entre a cruz e a espada. "Penso que não deveria haver turno único, do ponto de vista pessoal e político, mas o município não tem condições de arcar com suas despesas, segundo estudo da Secretaria da Fazenda, então não há muito que fazer", afirma.

 

Milton Schmitz, que é presidente do Conselho Deliberativo da entidade disse que, conforme informações do prefeito Renato Süss, a economia mensal com o turno único é de apenas 80 mil reais. “De acordo com o meio empresarial, isso não justificaria a sua implementação, principalmente considerando as horas extras e demais despesas decorrentes do turno único”, declara.

 

 

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha agradeceu a presença da secretária e o esclarecimento de questões que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento local e regional. A próxima reunião-almoço da entidade será na segunda-feira, dia 11, a partir de 11h 45min.

Fotos do Post

Compartilhar