PRESIDENTE DA ACIC PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE INVESTIMENTOS NO MODAL FERROVIÁRIO DO RS
06/05/2016
00:00:00
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha participou nesta sexta-feira, 06, de uma audiência no Palácio Piratini, em Porto Alegre, quando o governador José Ivo Sartori recebeu o presidente da Rumo América Latina Logística - Ferrovias, Júlio Fontana Neto. Sartori entregou ao presidente da empresa uma carta de intenções, contendo as necessidades logísticas do Estado, com vistas à retomada de investimentos na malha ferroviária do Rio Grande do Sul.
O documento, elaborado por grupo técnico formado em outubro de 2015, identifica as prioridades de atuação, buscando soluções conjuntas para eliminação de gargalos do modal ferroviário. A intenção é ter maior eficiência na operação do serviço ferroviário, considerando as diversas regiões produtivas do Estado.
O governador afirmou que o estudo produzido pelo grupo de trabalho “significa uma oportunidade para construir um caminho viável para reativação das ferrovias no Estado”. Dos 3.259 quilômetros de ferrovias gaúchas concedidas pelo governo federal à ALL em 1998, restam em operação atualmente 1.952 quilômetros. No decorrer do tempo, 35% da malha foi abandonada. Na carta entregue à Rumo ALL, o governo do Estado sugere ações para reestruturar e recuperação para o modal.
O presidente da Rumo ALL afirmou que a “ferrovia vive de carga, então, o plano de investimentos será feito por demanda e por produto”. Para Fontana Neto, o estudo apresentado pelo governo estadual é um importante ponto de partida.
Recuperação
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, apresentou o estudo. De acordo com o Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT-RS), apenas 6% da produção gaúcha é transportada via ferrovia. A concentração (88%) ocorre nas rodovias, que estão sobrecarregadas. Porém, para estimular o uso da ferrovia é preciso recuperar e modernizar a malha ferroviária.
A Rumo ALL assumiu há um ano a gestão da malha ferroviária ao adquirir a ALL, detentora da concessão realizada em 1998 pelo governo federal. A Rumo ALL é o braço logístico do grupo Cosan.
O diretor de Infraestrutura da Secretaria de Transportes do Estado Ivan Bertuol acredita que a iniciativa privada é o caminho para a recuperação da malha ferroviária, já que o Governo Federal “dificilmente desembolsará verbas para ferrovias neste momento”. A aposta do Estado é nas chamadas PPP’s (parcerias público-privadas) e na concessão, já que um transporte de qualidade a um custo menor interessa a todos os setores da cadeia produtiva.
Para o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, a audiência foi bastante significativa, “no sentido de apresentar as intenções de ambos os lados, de se unirem em prol desse importante quinhão do desenvolvimento, que é o transporte ferroviário”.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos