RONALDO NOGUEIRA FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE CARAZINHO EM REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC
09/05/2016
00:00:00
O deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS) participou da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) nesta segunda-feira, 09. Ele estava acompanhado do chefe de seu gabinete em Brasília, Paulo Arsego e do ex-secretário municipal da Saúde, João Hartmann.
Nogueira falou sobre as conquistas da cidade em seus 85 anos de existência e projetou ações que, em sua opinião, precisam ser tomadas para que ao chegar aos 100 anos, o município esteja em situação melhor. “Nos primeiros 50 anos de emancipação, Carazinho conquistou um aeroclube com escola técnica; um Jockey Clube com a maior cancha reta da América Latina; a maior unidade museológica do interior do Estado; Parque de Exposições; Biblioteca Pública; Hospital de Caridade; Eletrocar; Asilo São Vicente de Paulo; Patronato Santo Antônio; estádios, ginásios, CTG’s; indústrias; polo metal-mecânico; além das conquistas no esporte e na arte”, enumera.
Como desafios a serem enfrentados, o deputado elencou o saneamento básico com 28 sangas no perímetro urbano; infraestrutura precária, tanto de estradas, quanto de internet e trânsito urbano sem planejamento; meio ambiente descuidado; falta de segurança; envelhecimento desamparado; desatenção à questão das drogas e ociosidade. “A ociosidade é a raiz da miséria, da violência, entre outros males. É preciso combatê-la", destaca.
O deputado também trouxe algumas informações em números para exemplificar as dificuldades atravessadas pelo município. “20% da população não é alfabetizada; 20% dos domicílios não têm água; 08% dos domicílios não têm luz; 25% da população não tem ocupação; 75% dos que têm ocupação recebem menos de dois salários mínimos; apenas 50% dos estabelecimentos de saúde atendem pelo SUS; não há atrativos de entretenimento oferecidos pelo poder público”, lista.
Nogueira acredita que com maiores investimentos nas potencialidades do município, Carazinho pode se desenvolver social e economicamente de maneira eficaz, em um projeto que se estende por 15 anos. “Temos localização privilegiada; bacia leiteira; potencial histórico e turístico; poder local de mídia; universidades. Falta apoio a atividades de cultura e esporte. Não pode ocupar cargo na Fundetec, por exemplo, alguém que estava desempregado e não tinham onde colocar. Precisa ser alguém com capacidade técnica para promover a cultura de fato. Nossas estruturas públicas não podem ser lugares para acomodar pessoas que não deram certo em outros lugares”, ressalta.
Ele ainda elege uma série de prioridades que acredita serem fundamentais para o crescimento da cidade. “Modernizar a máquina pública; oferecer serviços públicos eficientes; priorizar capital intelectual dos servidores; priorizar a natureza provedora regulatória e fiscalizadora do ente público; criar uma guarda municipal que auxilie a segurança pública; construir um novo centro administrativo; criar um polo de desenvolvimento tecnológico; aprimorar polo logístico; distritos industriais pavimentados e com banda larga 4G; duplicação das rodovias de acesso, entre outros”,
Sobre os recursos para a realização dessas obras, Nogueira frisou que eles existem, basta apenas ter uma equipe forte de projetos, que possa buscar esses recursos junto ao Governo Federal. “Em Brasília temos estes recursos, e é possível obtê-los de maneira legal e positiva. Quero e posso conseguir, espero que Carazinho conte comigo para isso”, conclui.
Cenário político brasileiro
Com respeito ao cenário nacional, o deputado avaliou que embora a situação seja delicada, é um momento importante para o País discutir ética. "Jamais podemos compactuar com imoralidade, com ilegalidade, todo gestor precisa aprender, praticar e respeitar os princípios e leis que regem a governabilidade. A justiça deve ser igual para todos. Quanto maior a responsabilidade, mais se precisa responder. Por isso votei a favor do impeachment", justifica.
A próxima reunião-almoço da ACIC é no dia 16 de maio e a pauta será de assuntos internos da entidade.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos