ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA TRAZER ESCRITÓRIO REGIONAL DO SEBRAE A CARAZINHO
18/05/2016
00:00:00
Durante reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 18, no gabinete do prefeito Renato Süss, o Gerente de Operações do SEBRAE/RS, Claiton dos Santos anunciou a extinção do Ponto de Atendimento do SEBRAE em Carazinho. Diante da notícia, entidades empresariais presentes decidiram se mobilizar para manter o Posto de Atendimento e transformá-lo em escritório regional do SEBRAE em Carazinho.
Santos explicou que o fechamento do Ponto de Atendimento faz parte de uma reestruturação que está sendo feita pelo SEBRAE em todo o Brasil, a fim de implantar um novo modelo de atuação. “Esta nova diretoria do SEBRAE/RS está fazendo muitas mudanças, porque o modelo vigente é ultrapassado e não atende o desenvolvimento como deveria. O mundo muda todos os dias e os desafios são crescentes. É necessário melhorar a competitividade das empresas. Estamos avaliando as unidades quanto à distribuição, pertinência e produtividade. Já tínhamos essa ideia, mas diante da retirada de 30% dos recursos do Sistema S, por parte do Governo Federal, precisamos adiantar o processo, pois só para o SEBRAE/RS a perda foi de 77 milhões de reais”, relata.
O gerente disse ainda, que 90% das estruturas físicas dos pontos de atendimento do SEBRAE no Brasil têm sido utilizadas para cumprir uma função que não é específica dele. “Legalização de empresas, recolhimento de tributos, formalização, não é o que o SEBRAE deve fazer. Queremos dar outro tom ao nosso trabalho, estruturando uma nova forma de atuar. A partir do mês de junho, os técnicos não ficarão mais atrás de um balcão fazendo atendimento ao público e sim, girando nas empresas, em contato com o público-alvo, promovendo parcerias, geração de emprego, capacitação”, detalha.
Jocélio Cunha, que é presidente da ACIC afirmou que, embora concorde com a reestruturação, acredita que Carazinho comporta e precisa ter um escritório regional do SEBRAE com urgência. “O SEBRAE tem uma dívida com Carazinho, porque nós tivemos uma unidade no passado e perdemos por questões políticas. Viemos preparados para que o SEBRAE anunciasse a implantação desta unidade e não o fechamento do Ponto. Esperamos do SEBRAE uma atuação positiva, proativa, que pense no momento pós- crise. Pela localização regional, pela estrutura que temos, queremos o anúncio da unidade o mais breve possível”, ressalta.
O presidente do Sindicato Rural, Leomar Tombini lembrou que o pleito por uma unidade é antigo e disse que está em contato constante com Carlos Rivaci Sperotto, que é presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS e também presidente da Farsul (Federação da Agricultura do RS) para que isso aconteça. “Agora mais do que nunca, precisamos unir forças com o Sperotto e também com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que é carazinhense, para que esta unidade se torne uma realidade. Carazinho não pode continuar perdendo”, destaca.
O presidente da CDL, Leandro Reinheimmer frisou que o fechamento do Posto de Atendimento do SEBRAE em Carazinho, em um momento delicado pelo qual passa a economia do País, tem um aspecto bastante negativo e que, certamente, as lideranças empresariais serão cobradas por isso. Opinião da qual compartilha o presidente do Sindilojas, Erselino Zottis, que destacou também a importância do Ponto de Atendimento como referência para micro e pequenos empresários buscarem apoio aos seus empreendimentos.
O prefeito também se mostrou descontente com a extinção do Ponto de Atendimento, embora compreenda os motivos. “Entendemos que a situação financeira do País é desfavorável a toda uma cadeia, mas o SEBRAE é muito importante no eixo de desenvolvimento sustentável e ter uma unidade local é um objetivo muito claro para todos nós”, avalia.
Ao final da reunião, o presidente da ACIC manteve contato por telefone com Paulo Arsego, Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, afim de solicitar que seja marcada uma reunião em Porto Alegre, com a presença da diretoria do SEBRAE/RS, do Ministro e do presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS e da Farsul, Carlos Sperotto, e das entidades empresariais de Carazinho, a fim de evitar o fechamento do Posto e transformá-lo em escritório regional em Carazinho. O técnico local do SEBRAE/RS, Ricardo Ninov continuará respondendo pelo atendimento do Posto na cidade e região, promovendo cursos de capacitação e ajudando micro e pequenas empresas a se desenvolverem, pelo menos até o final do mês de junho.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos