COMITIVA CARAZINHENSE VAI À CAPITAL EM BUSCA DE SEGURANÇA PÚBLICA
30/01/2017
00:00:00
Na tarde desta segunda-feira, 30, uma comitiva carazinhense esteve reunida no Palácio Piratini em Porto Alegre, para pedir mais segurança para a cidade. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha participou da audiência, juntamente com o prefeito Milton Schmitz, e o comandante regional da Brigada Militar, Ten. Cel. Adair Zanotelli.
A comitiva foi recebida pelo Secretário Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, pelo Secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer e pelo Chefe da Casa Militar, Cel. Everton Oltramari. O pleito é pelo aumento de efetivo das polícias Civil e Militar na cidade, mesmo que seja através de remanejamento de servidores, bem como por uma turma de formação de soldados no 38 Batalhão de Polícia Militar (38 BPM) e pela construção de um novo presídio estadual em Carazinho, fora do perímetro central.
Segundo Cunha, a cidade vem registrando um crescimento de criminalidade, especialmente nos últimos anos e há uma sensação de insegurança entre os moradores. “Entendemos a defasagem das polícias, porém, a situação é urgente. O que estamos pleiteando é uma medida rápida e eficiente, para frear a onda de criminalidade”, afirma.
Schmitz também ressaltou que Carazinho tem uma localização privilegiada para o comércio, a indústria e o turismo, porém, isso facilita a fuga de criminosos. “Ao mesmo tempo em que esse é um benefício para a nossa cidade, a deixa num ponto muito visado e de fácil fuga para outras cidades e estados. Por isso nos colocamos à disposição do Governo Estadual para juntos tentarmos encontrar uma solução para este grave problema”, justifica.
Márcio Biolchi disse que o governo está de portas abertas para receber as demandas e avaliar medidas possíveis, ampliando a articulação com os municípios. Já o titular da Segurança Pública explicou que há uma expressiva carência de efetivos e que o governo está fazendo o possível para contrapor aposentadorias de servidores. Schirmer se comprometeu em avaliar o remanejamento de efetivos para a cidade, dentro das possibilidades do Governo.
Aeroporto Lauro Kortz
Na tarde desta terça-feira, também esteve em Porto Alegre, uma comitiva da região Norte do Estado, formada por lideranças regionais, para tratar de questões relacionadas ao Aeroporto Lauro Kortz, com o Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. O pleito é por uma solução para a questão da suspensão dos voos entre Passo Fundo e Guarulhos, SP, por parte da companhia aérea Avianca, que deve ocorrer a partir de 11 de março.
Aproveitando a oportunidade, a comitiva carazinhense se uniu aos demais participantes da reunião, solicitando também a celeridade nas obras de melhoria do aeroporto regional. Conforme o presidente da ACIC, a licitação para o início das obras deve ocorrer no mês de março próximo.
Fotos: Nabor Goulart da Silva/Casa Civil
Colaboração: Ângela Bortolotto/Casa Civil
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos