ENTIDADES APRESENTAM PLEITOS AO PREFEITO DE CARAZINHO

03/02/2017

00:00:00

 

Nesta sexta-feira, 03, as entidades de classe de Carazinho estiveram reunidas na sede da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) para apresentar ao prefeito da cidade, Milton Schmitz, algumas demandas em comum. Participaram do encontro presidentes e/ou representantes da CDL, Sindilojas, OAB-RS/subseção Carazinho, Sindicato Rural, Sindicar e ACIC.

 

O prefeito manifestou-se inicialmente sobre a questão das águas termais, cujo projeto de implantação foi levantado na última administração. "É um bom projeto, mas apenas a perfuração do poço necessário para o empreendimento custaria em torno de 800 mil reais. Somos parceiros, se houver um investidor na ordem de pelo menos 20 milhões de reais. Para que haja retorno financeiro precisa haver investimento pesado. Se encontrarmos esse investidor apoiaremos se não, será desperdício de recursos", explica.

 

A respeito da segurança pública, que é tema constante de preocupação na cidade, o prefeito informou um convênio com o Governo de Estado, para a contratação de estagiários para a Polícia Civil, com o intuito de acelerar o ritmo de trabalho na delegacia. Relatou ainda, tratativas para um convênio que permita ao município repassar recursos para a Brigada Militar, a fim de consertar as viaturas que estão inativas por falta de manutenção.

 

Sobre a questão do Previ Carazinho, que é o plano de previdência do funcionalismo público municipal, o presidente da OAB-RS/ subseção Carazinho, Tailor Agostini disse que está acompanhando a situação, para colaborar no encontro de uma solução para a dívida da entidade. Na questão da segurança pública, Agostini lembra que existe a possibilidade, apoiada pela OAB, de abertura de uma CPI no Estado, para avaliar a atuação governamental no combate à criminalidade.

 

Os presidentes das entidades solicitaram ao prefeito ainda, que dê celeridade a um projeto de lei encaminhado ao Executivo no ano passado, que visa estabelecer condições para a realização de feiras itinerantes na cidade. "Esse projeto não tem a intenção de proibir as feiras e sim, de estabelecer sua realização em um local fora do perímetro urbano e também em datas diversas das comemorativas, pois isso prejudica o comércio local", pontua o presidente da CDL, Evandro Zanolla.

 

Erselino Zottis, presidente do Sindilojas compartilha da mesma opinião. “O varejo é muito prejudicado quando essas feiras acontecem dentro da cidade e próximas a datas comemorativas. Precisa haver uma solução”, ressalta.

 

O presidente do Sindicar, Moisés Santos apresentou ao prefeito a necessidade de atenção à infraestrutura do acesso ao local onde funcionará a sede do Sest/Senat, pois é requisito para que ela seja de fato inaugurada, ainda em 2017; de manutenção asfáltica na Avenida Flores da Cunha e de limpeza e conservação das lixeiras e contêineres de lixo em via pública. Schmitz disse que as três demandas estão elencadas entre as prioridades deste início de governo.

 

 

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha avaliou como muito positivo este primeiro encontro das entidades com o Executivo. "Temos a intenção de tornar essa reunião regular, para que o prefeito ouça sugestões das entidades e também conte com elas para a solução das demandas apresentadas", conclui.

Fotos do Post

Compartilhar