ACIC SE REÚNE COM ENTIDADES, LEGISLATIVO E EXECUTIVO CONTRA O MODELO DE CONCESSÃO DAS RODOVIAS DA REGIÃO

08/03/2017

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Nesta quarta-feira, 08, as entidades de classe de Carazinho estiveram reunidas na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) para tratar da questão da concessão de rodovias que perpassam na região de Carazinho. Presidentes e ou representantes das entidades de classe, bem como o vice-prefeito de Carazinho, Fernando Sant'Anna de Moraes e o presidente da Câmara de Vereadores, Estevão de Loreno também estiveram presentes.

 

A reunião teve como objetivo discutir o modelo apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a concessão das rodovias, especialmente a 386, no trecho que liga Carazinho a Porto Alegre. Nos dias 16 e 23 de fevereiro, representantes das entidades, do Executivo e do Legislativo Municipal participaram das audiências públicas que discutiram o tema, em Porto Alegre e em Brasília, respectivamente.

 

Conforme a diretora de Planejamento da ACIC, Mari Zanella Taietti, que esteve presente na audiência pública em Porto Alegre, a decisão atinge diretamente a cidade, as empresas e a indústria, local e regional. "Por isso é muito importante que as entidades se mobilizem e que os poderes se unam para que a decisão seja a mais acertada possível, uma vez que estamos falando de uma concessão de 30 anos", pontua.

 

Jocélio Cunha, presidente da ACIC reafirmou durante a reunião, a posição da entidade sobre o tema, que é unânime entre as demais entidades e também com o Executivo e Legislativo Municipal. "É importante ficar bem claro que não somos contra os pedágios. Somos contrários ao modelo apresentado pela ANTT, que prevê um alto valor dos pedágios e investimentos pouco céleres. Estamos mobilizados contra o modelo, não contra a concessão", ressalta.

 

O vice-prefeito Fernando Sant'Anna de Moraes participou das duas audiências já ocorridas e acredita que com a pressão do meio político e da sociedade civil organizada é possível reverter a forma como deve ser feita a concessão. "Sentimos uma diferença de pensamento da audiência de Porto Alegre para a de Brasília. A ANTT já percebeu que o modelo não será aceito sem discussão. Precisamos aproveitar essa oportunidade e nos manter mobilizados e participativos", afirma.

 

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Estevão de Loreno disse que é necessário acionar também a bancada gaúcha no Senado e Câmara de Deputados. "A pressão política precisa funcionar. Já temos o apoio do Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, que não concorda com o modelo de concessão apresentado, precisamos também do apoio das nossas bancadas em Brasília", destaca.

 

Representando a CDL, o vice-presidente da entidade, Zani da Costa Santos lembrou que é preciso, no momento de se discutir um modelo de concessão, levar em consideração a opinião do setor produtivo. “As empresas são oneradas de todas as formas. Pedágios de alto valor e com previsão de investimentos em prazo muito longo não trazem retorno para o setor que movimenta a economia”, lamenta.

 

Segundo o diretor para Assuntos Jurídicos da ACIC, Danilo Flores é preciso evitar que a concessão seja um jogo de cartas marcadas, onde a empresa vencedora já esteja escolhida e a discussão seja em vão. "A mesma ANTT que está sugerindo o valor de R$ 13,00 em média, para trechos de 95 km no máximo, em 2013 fez um estudo de viabilidade no Mato Grosso do Sul e sugeriu preços de R$ 5,95, em média, para trechos de 100 km. Embora sejam números defasados em função da data, ainda assim é uma discrepância muito grande", exemplifica.

 

O advogado Luciano Feldmann, que na ocasião representou a OAB/RS subseção local também contestou o modelo de concessão da ANTT. "Penso que ainda pior do que o valor dos pedágios, que já é absurdo, a pior parte desse modelo é a previsão de duas praças de pedágio num trecho de 34 quilômetros: uma em Tio Hugo e uma em Soledade. Que critérios foram usados para decidir isso? Acho que precisamos ser radicais no sentido de não aceitar pedágios nessas estradas, se o modelo for esse", frisa.

 

Contatado durante reunião, o Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP/RS) informou que na próxima terça-feira, dia 14, estará reunido com o Ministro dos Transportes, Maurício Lessa, para tratar sobre a concessão da BR 386. “Seria importante que houvesse uma comitiva de Carazinho participando. Estará presente toda a bancada gaúcha do Senado e da Assembleia, então, quanto mais gente articulada tivermos, melhor”, conclui.

 

Ficou definido durante a reunião, que será organizado um encontro ou audiência pública, já no próximo mês, a ser sediado no auditório da Ulbra Carazinho, com a presença de prefeitos, presidentes de Câmara de Vereadores e lideranças de toda a região atingida pelo modelo proposto. Além desta, outras ações estão previstas para os próximos dias.

 

O presidente do Sindicar, Moisés Santos informou que a entidade colocará um ônibus à disposição, gratuitamente, para quem desejar participar da audiência pública em Lajeado, que tratará do modelo de concessão apresentado pela ANTT e acontecerá no dia 16 de março próximo. A reserva de lugar no ônibus deve ser feita através do Sindicar, pelo telefone 3329-6570, informando nome e número de documento ou através do e-mail sindicar@gmail.com, até às 12h dia do dia 15 de março.

 

 

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