ACIC SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO, CRC/RS E SEBRAE PARA FALAR DA REDESIM

07/06/2017

00:00:00

Na manhã desta quarta-feira, 07 estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, o secretário da pasta, Deninson Costa; o diretor de Indústria e Comércio, Nasser Rajale; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha, bem como o diretor administrativo da entidade, Ítalo Kirchheim;  o delegado regional do Conselho Regional de Contadores (CRS/RS) Clóvis da Rocha e representantes regionais do SEBRAE. O tema do encontro foi a REDESIM, implantada em Carazinho no ano passado.

 

A oportunidade também foi para que as lideranças do município conhecessem o novo gerente regional do SEBRAE, Cesar Maurício do Nascimento. Juntamente com o técnico regional Patric Strapazzon e o consultor Tiago Guerra, Nascimento apresentou algumas mudanças da REDESIM, que é um sistema integrado entre Estado, município e SEBRAE para agilizar a abertura de empresas, fomentando o desenvolvimento das regiões onde foi instaurado.

 

Em contrapartida, a ACIC e o CRC/RS através de seus representantes apresentaram à pasta do Desenvolvimento e ao SEBRAE, algumas sugestões relativas à logística do encaminhamento de documentação e emissão de alvará de localização para abertura de empresas. O escritório regional da Junta Comercial que encaminha esta documentação funciona junto à sede da ACIC.

 

Costa aproveitou a ocasião para relatar as mudanças ocorridas na secretaria de Desenvolvimento, que possibilitaram maior celeridade no processo de abertura de empresas em 2017. “Em média, o tempo para a abertura de uma empresa passou de 47 para 37 dias e em torno de 60 dias, a meta é baixar para 30 dias, e em um prazo um pouco maior, para 20 ou 15 dias, ficando abaixo da média de tempo do Estado. A análise de CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] que antes levava até pouco mais de dois dias, agora é feita em 25 minutos”, pontua.

 

Unidade do SEBRAE em Carazinho

Os representantes do SEBRAE também aproveitaram a reunião para formalizar o convênio de cooperação técnica com a Sala do Empreendedor, que funciona desde que foi desativado o ponto de atendimento da entidade em Carazinho. Pelo convênio, o município disponibiliza o espaço, que atualmente funciona junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e o SEBRAE oferece seu corpo técnico para dar suporte aos empreendedores locais.

 

Cunha destacou que muito embora o trabalho oferecido na Sala do Empreendedor seja importante e de qualidade inquestionável, o pleito das lideranças regionais é pela abertura de uma unidade regional do SEBRAE em Carazinho, ampliando os serviços e atendendo um número maior de pessoas. “Nossa cidade possui uma vocação empreendedora. Esse é um anseio do meio empresarial e também do Executivo, já que nosso prefeito é oriundo da iniciativa privada. Temos excelente localização geográfica e uma logística modelo. Tudo isso aliado a outros tantos fatores nos torna aptos a receber essa unidade”, ressalta o presidente da ACIC.

 

Rocha também acrescentou que uma unidade do SEBRAE na cidade seria uma forma de fortalecer os pequenos empreendedores, a fim de que se tornem grandes. “As pessoas que têm a veia empreendedora, muitas vezes, não têm o conhecimento necessário para fazer o negócio prosperar. Os pequenos empresários são a mola motriz da geração de empregos no País. É preciso assisti-los para que isso não se perca”, alerta o delegado regional do CRC/RS.

 

Em resposta ao pedido, Nascimento disse que no próximo dia 19 terá uma reunião em Porto Alegre com as lideranças estaduais do SEBRAE e levará o pedido até a próxima instância, mas que pode já de imediato atender parte da demanda apresentada pelas lideranças locais. “Enquanto não houver unidade em Carazinho, me comprometo a disponibilizar uma equipe que trará soluções personalizadas aos empreendedores locais e regionais, inclusive para montar um projeto que atenda as necessidades específicas deles”, conclui.

 

 

 

 

Fotos do Post

Compartilhar