PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO RS PARTICIPA DO IDEIAS NA MESA DA ACIC

10/07/2017

00:00:00

Nesta segunda-feira, 10, o convidado do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) foi o Procurador-Geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen. Também participaram do evento os promotores de Justiça das Promotorias Especializada, Cível e Criminal de Carazinho, Rosângela Mazzuco, Adriana Costa e Juliano Griza e o promotor de Justiça de Marau, Fabrício Allegretti.

 

Dallazen que é carazinhense falou à diretoria executiva da ACIC sobre o papel institucional do Ministério Público e sua nova função junto ao órgão, assumida no mês de junho. "A grande angústia que tenho como Procurador-Geral de Justiça do Estado é que todas as pessoas tenham noção do que é o Ministério Público e qual é seu verdadeiro trabalho. No mundo todo o Ministério Público tem o dever de acusar e de fiscalizar a Lei. Aqui, desde 1988 ele é uma instituição que promove a Lei, na comunidade e no setor público", explica.

 

O Procurador-Geral também disse que o País e o Estado vivem uma crise sem precedentes, econômica e politicamente. "Mas não acredito em crise institucional, porque ainda que alguns gestores das instituições tenham se corrompido, elas continuam exercendo seu papel. Precisa haver articulação e conversa entre o setor público e o privado, para que o País comece a andar com resolutividade", destaca.

 

Ainda sobre a necessidade de diálogo, Dallazen incentivou a sociedade e conversar com os órgãos de fiscalização e o poder público, promovendo a desburocratização das soluções que a comunidade precisa. "É preciso haver um cronograma para resolver as questões que surgem. Na grande maioria dos casos, a questão é colocada no colo do Judiciário, de onde não sai tão cedo. É preciso que o diálogo tome o lugar da burocracia", acredita.

 

Sobre o sistema prisional do RS, o Procurador-Geral disse que é preciso criar vagas, porque a população carcerária existente é muito maior do que o Estado comporta hoje. "É preciso buscar soluções, como a que está sendo trabalhada aqui em Carazinho, na permuta de área e de prédios, para que assim seja viabilizada a construção de um novo presídio que melhore as condições prisionais locais e regionais. Só depois disso é possível instituir políticas públicas eficientes na ressocialização e prevenção ao crime", ressalta.

 

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha agradeceu a disponibilidade do Procurador-Geral em participar do Ideias na Mesa e disse que, localmente, a entidade também promove esse diálogo entre os entes sociais, dando maior celeridade às demandas da comunidade. Na próxima semana, o convidado do Ideias na Mesa será o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer.

 

Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC e faz parte das ações de comemoração dos 100 anos da entidade, que serão completados em 15 de janeiro de 2018. As empresas patrocinadoras do evento são: Carazinho Veículos, Hipermercado Boa Vista, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

 

Fotos do Post

Compartilhar