DEPUTADO ESTADUAL MARCEL VAN HATTEM PARTICIPA DO IDEIAS NA MESA

07/08/2017

00:00:00

O Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) desta segunda-feira, 07 recebeu o deputado estadual Marcel Van Hattem (PP). Também participaram do encontro, o vice-prefeito de Carazinho, Fernando Sant'Anna de Moraes; o presidente da Câmara de Vereadores, Estevão De Loreno e representantes do Banco Banrisul, que na oportunidade assinaram um convênio com a entidade, para benefício dos associados.

 

Van Hattem, cujo posicionamento político liberal se alinha ao que preconiza o associativismo e aos valores inerentes às associações comerciais e industriais falou aos diretores da ACIC sobre a  "Liberdade de Imprensa no Brasil durante a era petista". Inicialmente, porém, o deputado aproveitou a oportunidade para defender o Estado mínimo, uma das bandeiras de seu mandato.

 

O parlamentar também elogiou a atuação da Operação Lava Jato, que segundo ele, está fazendo a reforma política que o Congresso Nacional não fez ainda. "A outra parte da reforma deve ser feita pelos brasileiros, nas próximas eleições, com a escolha de políticos que não estejam envolvidos com corrupção", acredita.

 

Conforme o deputado, o impeachment da presidente Dilma Roussef encerrou o ciclo do PT no poder. "Isso aconteceu por razões econômicas, institucionais e pela explosão da comunicação social. Cresceu muito uso da internet no País e a participação das pessoas comuns na avaliação do Governo", destaca.

 

O deputado apresentou ainda, dados de pesquisas que qualificam o Brasil como parcialmente livre no quesito liberdade de imprensa. Os dados  demonstram, especialmente no período dos últimos 13 anos e meio, a ameaça contra jornalistas, a tentativa de controle da mídia, a política e órgãos públicos que dificulta a e tirada de novas empresas de mídia no mercado, a Lei da Transparência sem autoridade administrativa competente e a alta dependência da mídia de recursos públicos para publicidade.

 

Para finalizar, o deputado falou sobre o Projeto de Lei Escola Sem Partido, de sua autoria, com o objetivo de coibir a disseminação de ideias unilaterais nas escolas. "Não é um projeto que diz que o professor não pode ter opinião, ou que não pode emiti-la. O que se quer evitar é que os professores coloquem suas opiniões como verdade absoluta. A pluralidade é muito importante para a educação e também para a liberdade de imprensa, inclusive", explica.

 

Para o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, a presença do deputado reforça o pensamento da entidade de que precisa haver diálogo entre o poder público e a iniciativa privada, para que o Estado volte a cumprir seu papel primordial e o setor produtivo volte a crescer. Na próxima segunda-feira, 14, o convidado do Ideias na Mesa é o reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) Jaime Giolo.

 

Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC e faz parte das ações de comemoração dos 100 anos da entidade, que serão completados em 15 de janeiro de 2018. As empresas patrocinadoras do evento são: Carazinho Veículos, Hipermercado Boa Vista, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

 

 

 

Fotos do Post

Compartilhar