ACIC, EXECUTIVO E LEGISLATIVO SE REÚNEM COM EMPRESAS INSTALADAS JUNTO À ERS 142 EM CARAZINHO
11/08/2017
00:00:00
Na manhã desta sexta-feira, representantes das empresas instaladas na faixa de domínio do Governo Estadual, junto à ERS 142, que atravessa parte da cidade de Carazinho, estiveram reunidas com a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), Executivo e Legislativo a fim de discutir uma solução para o problema. Estiveram presentes, o prefeito Milton Schmitz; o vice-prefeito, Fernando Sant'Anna de Moraes; a secretária municipal de Planejamento, Maria Meyer; o vereador Luiz Fernando Costa e o presidente da ACIC, Jocélio Cunha.
As empresas, representadas na reunião por seus proprietários ou procuradores, foram notificadas pelo DAER (Departamento Autônomo de Estadas de Rodagem) sobre a reintegração de posse da faixa de domínio. Elas buscam, junto ao poder público e à entidade, alternativas para que não sejam desapropriadas e que os processos existentes contra estas empresas, tanto administrativos quanto judiciais, sejam extintos.
Conforme o prefeito Milton Schmitz, os trâmites para que seja encontrada outra solução já estão bastante adiantados. "Já realizamos vários contatos técnicos e políticos com o DAER, apresentando o que imaginamos ser uma solução viável. A ERS 142 começa na Avenida São Bento, então a questão é complicada. Desapropriar as empresas, bem como criar uma perimetral, com um valor exorbitante, não podem ser consideradas neste caso", declara.
A proposta do DAER, que deve ser apresentada em audiência pública à comunidade carazinhense, ainda no mês de agosto é que seja feito um convênio entre o Estado, o Município e as empresas envolvidas, para que sejam criadas condições de trafegabilidade no trecho em questão. Posteriormente, a área deverá ser municipalizada, iniciando a ERS 142 fora do perímetro urbano, o que resolveria o problema de forma definitiva.
De acordo com o presidente da ACIC, Jocélio Cunha é fundamental a intervenção técnico-política, para acelerar o processo e garantir que não haja alternativa além da municipalização do trecho. “Mais uma vez se demonstra a eficiência do poder Executivo em procurar os empresários, o Legislativo e nossos interlocutores junto ao Governo do Estado, para que um problema como este não se estenda e não venha prejudicar o progresso da nossa cidade”, ressalta.
Ficou acertado na reunião, que o Executivo levará ao Estado um documento dando ciência do interesse das empresas em aceitar a proposta, desde que o trecho seja de fato municipalizado, a fim de que no futuro não haja possibilidade de outras notificações. A secretaria de Planejamento ficou responsável pelo projeto de melhorias, que inclui quatro pistas de rolamento e retornos, até a entrada do bairro Cantares.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos