Reunião Almoço da ACIC discute possibilidade de instalação do Campus da Universidade Federal em Carazinho

30/07/2014

00:00:00

Durante a reunião almoço desta quarta-feira (30) a diretoria da Associação Comercial de Industrial de Carazinho (ACIC) debateu uma forma de melhorar, ainda mais, a educação e o desenvolvimento do município, com a instalação de um Campus da Universidade Federal Fronteira Sul. Estiveram presentes, o presidente, Fernando Biazus;  o vice-prefeito, Élbio Esteve; o presidente do HCC, Azelar Kissmann; o diretor técnico do HCC e docente da UFFS, Dalan Martins Lara; o vice-presidente da área Comercial, Milton Schmitz; o presidente do Conselho Deliberativo, Sidnei Olavo Meyer; o vice-presidente da área Industrial, Neri Krüger; a diretora de Planejamento, Mari Zanella Taietti; o diretor de Relações Institucionais e Vice-Presidente do HCC, Jocélio Cunha; o diretor de Desenvolvimento, Edison Newvald Silva; a coordenadora da Junior Achievement, Andréia Schmitz; representando o candidato a deputado Federal, Ronaldo Nogueira, Paulo Arsego; o diretor de educação, Jaime Martinez; a secretária executiva, Franciele Renner e a secretária, Fernanda Fritz.

Na oportunidade os empresários se manifestaram sobre a necessidade de uma grande mobilização local e regional para buscar um campus da Universidade Federal Fronteira Sul para Carazinho, aproveitando o seu plano de expansão. Fernando salientou a importância de uma universidade federal em nossa região, o que resultará no desenvolvimento de todos os setores, não só da educação. A UFFS abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Localizada  nos municípios de Chapecó, a sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Desde 2013 a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal.

Élbio afirmou a parceria do Poder Executivo neste projeto, deixando-se a disposição para fazer o elo com as lideranças políticas de Carazinho e dos demais municípios vizinhos.

 

Os empresários definiram que será solicitada uma agenda com o reitor da UFFS na ACIC em Carazinho, para a intenção e expor os dados sobre o município e região, fortalecendo os motivos para que Carazinho esteja incluído neste ou num futuro projeto de expansão da Universidade. 

Fotos do Post

Compartilhar