Empresa familiar – Aprenda a administrar os conflitos
01/08/2014
00:00:00
Fique atento as dicas da ACIC para evitar os problemas que podem surgir em negócios familiares
A maioria das empresas existentes no Brasil é de propriedade familiar. Administrar um negócio em parceria com pais, filhos, genros e sobrinhos tem muitas vantagens, mas algumas vezes a proximidade e intimidade que os proprietários possuem, acaba trazendo
algumas complicações. Para evitar a crise nas empresas familiares são necessários alguns cuidados.
O diretor Industrial da ACIC e diretor Administrativo da Mekal Química, Luiz Alberto Fleck da Costa comenta que existem muitos benefícios em ter uma empresa familiar, como a dedicação e o empenho, que de um membro da família para com a empresa é muito maior do que da maioria dos funcionários. “Os membros da família estão mais preocupados com o crescimento da empresa do que com promoções pessoais. Essa dedicação e empenho, também servem de exemplo e de motivação para os demais funcionários”, afirma. Outro grande diferencial é o clima da empresa, que aposta em uma valorização maior das pessoas. “Neste sentido, acredito que empresas familiares bem estruturadas, conseguem atrair e reter profissionais mais qualificados, ou mais comprometidos com a empresa”, destaca Costa.
Os conflitos que podem surgir durante uma sucessão podem ser evitados com organização, começando com antecedência a preparação dos herdeiros para possíveis sucessores. Aonde cada um deve buscar conhecer e entender as características e aptidões profissionais. “Não basta apenas querer ser o sucessor, você tem que ter as aptidões e estar preparado para o cargo. Os possíveis sucessores têm que estar conscientes de que a escolha deve ser feita analisando o que é melhor para o crescimento da empresa, e não para o crescimento pessoal”, acrescenta.
Uma ferramenta muito importante nessa questão, é a criação de um "Conselho de Família", do qual fazem parte os membros da família, são reuniões periódicas, que ocorrem fora do ambiente da empresa, e fora do ambiente do lar. Nesse conselho devem ser tratados assuntos da família relacionados à empresa e a continuidade dos negócios, devem ser debatidos os anseios de cada familiar com relação à empresa e com relação a sua vida particular, o que se deve e o que não se deve fazer dentro da empresa, estabelecer limites e regras de conduta. “Essas reuniões e debates entre os familiares, bem como a definição de algumas regras de conduta para o futuro, são importantes para uma melhor preparação dos herdeiros e contribuem para que a sucessão da empresa ocorra de uma forma mais natural”, explica Costa.
Dicas para a gestão de um negócio familiar
- Separar muito bem o que é patrimônio da família e o que é patrimônio da empresa;
- Não se podem levar os problemas familiares/pessoais para dentro da empresa;
- Os problemas e as dificuldades da empresa devem ser discutidos dentro da empresa e não levados para discutir em casa;
- Respeitar a hierarquia da empresa, fazendo parte ou não da família, cada um tem a sua função dentro do negócio;
- É importante dar liberdade de escolha aos herdeiros, optar em fazer parte dos negócios da família ou partir para outra profissão, deve ser por vontade própria, e não por pressão ou imposição.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos