Aprenda a fidelizar o cliente
08/08/2014
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A competitividade no mundo dos negócios é grande, a ACIC deixa dicas para você, além de atrair novos clientes, aprender a fidelizá-los
Mais importante do que ter sempre clientes circulando pelas lojas é que eles, de fato, concretizem a compra, e, além disso, que eles retornem ao estabelecimento para comprar ou procurar por um serviço novamente no futuro.
Um cliente se torna fiel de maneira relativamente simples, quando ele percebe que suas necessidades são sempre satisfeitas e atendidas com qualidade superior à oferecida pela concorrência. Esta qualidade é percebida tanto nos próprios produtos, nos serviços e no atendimento, como no ambiente físico e na imagem do estabelecimento. Resumindo: tudo com que o cliente tem contato dentro da loja.
Conheça bem a sua clientela: Esta é a regra de ouro para a fidelidade em longo prazo. Alguns valorizam mais o desconto no preço à vista, outros as condições de parcelamento do pagamento. Ter conhecimento das preferências individuais de seus clientes te possibilitará saber o que eles precisam e ofertar de uma maneira que não poderão recusar. Para isso, além dos dados de praxe, como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente e armazene o seu histórico de compras, procure também explorar mais informações sobre o seu perfil através de formulários mais completos.
Estabeleça canais de comunicação: É extremamente importante que seu cliente tenha meios fáceis e acessíveis de entrar em contato com você. Mantenha em funcionamento todos os meios de comunicação possíveis, e faça seu cliente conhecê-los. Divulgue as novidades que possam interessar aos seus consumidores, seja por e-mail, facebook, twitter ou sites.
Cumpra as suas promessas: Antes de buscar superar as expectativas dos clientes é extremamente importante que você cumpra o básico acordado por mais simples que seja. Entregar no prazo, entrar em contato quando combinado, garantir adequações ou trocas quando necessário são exemplos de atos simples e que atribuem muito valor à negociação. Você deve ter em mente que um requisito crucial para a fidelização é o trabalho que deve ser feito para facilitar a vida, resolver o problema ou simplesmente remover os obstáculos para o cliente. O que os clientes buscam é conveniência, facilite as coisas para eles.
Busque os seus próprios diferenciais: Atualmente os produtos, marcas e até os pontos de venda estão muito parecidos, as vantagens competitivas estão sendo criadas através dos serviços agregados e pela experiência na hora da compra. Você deve buscar destaque no mercado oferecendo condições diferenciadas. É importante atribuir valor aos seus produtos e serviços, mostrar que você oferece mais que a concorrência. Tenha programas de vantagens para quem compra sempre, seja sincero, crie um ambiente agradável para que o cliente se sinta à vontade na sua empresa. Prestar consultoria é um grande diferencial.
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