CHEFE DE POLICIA CIVIL DO ESTADO FALA SOBRE GESTÃO POLICIAL NO IDEIAS NA MESA

07/05/2018

00:00:00

 

O Ideias na Mesa da ACIC desta segunda-feira (07), recebeu como convidado especial o delegado e chefe de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, que esteve acompanhado dos escrivães de polícia, Felipe Martineto e Leandro Wollmann e do inspetor de polícia, Airton Gustavo Meirelles.

 

Estiveram presentes também o prefeito Milton Schmitz, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Hoppen, diversas lideranças da área da segurança pública, o presidente da ACISA, Evandro Silva, o vice-presidente regional da Federasul Marco Silva e membros da diretoria executiva da entidade.

 

Durante o encontro, Emerson apresentou uma palestra sobre Gestão Policial, trazendo dados técnicos das ações da Polícia Civil do estado no ano de 2017 e do primeiro trimestre de 2018.

 

Recursos Humanos da Polícia Civil

Sobre a área de recursos humanos, Wendt destacou que a instituição possui no estado, atualmente, 461 delegados e 4.710 agentes, somando um efetivo de 5.171 servidores.

 

Criminalidade em 2017

 

No ano passado, o estado teve quase 18 mil ocorrências de roubos de veículos, sendo que na região da 28ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, na qual Carazinho está inserida, foram 94. Este ano, no primeiro trimestre, já foram registrados 4.644 casos ao todo. Dezesseis na nossa região.

 

Ainda conforme o chefe de polícia, no estado, a cada dez casos de homicídio e latrocínio, oito são elucidados.

 

Modernização

 

Conforme Wendt, a instituição pretende implementar até ano que vem, o inquérito eletrônico, a fim de agilizar o atendimento aos usuários. “Hoje quando falamos em Delegacia On-line, as pessoas ainda não têm muito conhecimento de como utilizar esse serviço e queremos dar uma atenção maior nesse sentido. Mais de 50% das ocorrências poderiam ser feitas de forma on-line, o que causaria uma maior agilidade no atendimento”, destacou.

 

Resultados das operações policiais em 2017

 

Em 2017 foram realizadas 952 operações policiais no Rio Grande do Sul. Na região da 28ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, foram cinco.

 

Prisões em 2017

 

Na nossa região foram efetuadas 40 prisões de um total de mais de 3 mil no estado.

 

Apreensões de drogas em 2017

 

Onze toneladas de drogas foram apreendidas no Rio Grande do Sul no no passado.

 

Parceria com prefeituras

Emerson revelou que todos os municípios que fazem parceria com a polícia apontam redução da criminalidade. “A segurança pública é uma atribuição do estado, mas se pudermos contar com entidades parceiras, faremos um trabalho mais forte e mais ágil. É importante quem as prefeituras também façam sua parte na área da segurança, e aqui em Carazinho temos esse apoio”, salientou.

 

Ações contínuas

 

O chefe explicou ainda que a instituição vem realizando reuniões estratégicas garantindo que medidas importantes sejam tomadas em todos os níveis. “Implementamos ano passado um planejamento estratégico a fim de planejar a instituição para os próximos cinco anos com perspectivas e objetivos. Temos mais projetos a serem desenvolvidos neste ano e nos próximos, queremos implantar, por exemplo, um bate-papo com jovens, para falar sobre segurança na internet, bullying, dentre outros assuntos relacionados à segurança”, finalizou.

 

O presidente da ACIC Jocélio Cunha agradeceu a presença do chefe de polícia e parabenizou Wendt por levar a instituição ao estágio em que ela se encontra hoje. “Destacamos

também o trabalho de todos os agentes e dos demais delegados que fazem com que as coisas aconteçam”, ressaltou.

 

O próximo convidado do Ideias na Mesa é o diretor presidente do Grupo Toniato, André Façanha.


Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas: Carazinho Veículos, Hipermercado Boa Vista, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.



Fotos do Post

Compartilhar