“O Brasil tem que escolher se quer ficar no século XIX ou avançar para o século XXI”
05/06/2018
00:00:00
Afirmação é do deputado Ronaldo Nogueira ao falar sobre a modernização da legislação trabalhista durante o Ideias na Mesa da ACIC
“Qualquer iniciativa que represente uma ruptura institucional deve ser evitada. A saída sempre deve ser pela via democrática”. Esta foi a afirmação do deputado Ronaldo Nogueira ao comentar o atual momento vivido no país e as alternativas para a crise. Durante o Ideias na Mesa da ACIC, o deputado abordou também o período que esteve a frente do ministério do Trbalho, e em especial, a modernização da legislação trabalhista implementada durante a sua gestão. Na abertura do evento, o presidente da ACIC Jocélio Cunha destacou a importância do trabalho de Nogueira junto ao governo federal, no sentido de trazer segurança jurídica nas relações de trabalho. O resultado, segundo ele, já pode ser comprovado na redução de 50% no ingresso de novas ações trabalhistas em Carazinho. Além dos diretores da entidade, estiveram presentes na Reunião-Almoço, o presidente da OAB, Tailor Agostini, o presidente da Eletrocar, Danilo Flores, o capitão Rodrigo Saraiva do Nascimento comandante da Brigada Militar de Carazinho, além de associados convidados.
De acordo com o deputado, quando ele assumiu o ministério, a necessidade de modernizar a legislação trabalhista era premente. “Tínhamos que mudar uma realidade que fazia com que o país perdesse 100 mil postos de trabalho por mês. Ao todo, eram 60 milhões de pessoas sem atividade econômica no país e 3 milhões de ações trabalhistas por ano”, destacou, acrescentando que os resultados das alterações implantadas já começam a aparecer nos números. “Desde abril de 2017, vem sendo criados 30 mil postos de trabalho por mês no país, e o mais importante, sem a perda de direitos do trabalhador”. Para o deputado, três fatores balizaram a reforma: a proteção de direitos, a segurança jurídica e a geração de empregos. “E todos se concretizaram”, garantiu, lembrando que o primeiro quadrimestre deste ano foi o melhor em geração de empregos dos últimos cinco anos, sendo que o Brasil vai produzir mais de um milhão de empregos formais em 2018. “Perder emprego é para o Brasil do passado”, declarou.
Pela primeira vez, o deputado falou dos motivos que o levaram a deixar o Ministério em dezembro do ano passado e não permanecer até abril deste ano, quando venceu o prazo para desincompatibilização. Segundo ele, a decisão foi tomada em função da intensificação do ativismo contra a modernização trabalhista, inclusive na Câmara dos Deputados, o que poderia inviabilizar a implementação das medidas. “Meu objetivo foi voltar para a Câmara para assumir a presidência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos”, o que acabou se concretizando, e onde estamos fazendo um trabalho de consolidação da modernização da legislação trabalhista”. O deputado confirmou que é pré-candidato à reeleição à deputado federal pelo PTB, citando que durante o seu mandato já viabilizou R$ 55 milhões de recursos para o RS, sendo mais de R$ 9 milhões para Carazinho.
EM BUSCA DE UM SONHO
O Ideias na Mesa contou também com uma participação especial. Matias João de Quadros, de apenas 12 anos, ganhou um espaço durante o evento para falar de seus sonhos. A iniciativa partiu do presidente Jocélio Cunha, que após ser procurado por Matias, se sensibilizou com a história de superação do menino e decidiu dar a oportunidade para que ele compartilhasse os seus sonhos com os demais diretores. Em poucos minutos, as palavras e a determinação de Matias, que vem de uma família com poucas condições financeiras, sensibilizaram a todos. Ele sonha em ser jogador de futebol, mas precisa de auxílio para realizar este sonho. O menino, que já joga na escolinha do Marítimo Futebol Clube, quer ir longe e chegar à Seleção. Mas para isso, precisa custear material e se aperfeiçoar. O curso de Informática e de Inglês, ele já garantiu, através de uma parceria entre a ACIC e o Senac, e certamente com a determinação do pequeno sonhador e a solidariedade dos carazinhenses, ele irá realizar o seu sonho. Para o palestrante da Reunião Almoço, deputado Ronaldo Nogueira, Matias é a prova que podemos acreditar no país e na força de superação do brasileiro.
Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Carazinho Veículos, Hipermercado Boa Vista, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos