Juiz Fabricio Ponte de Araújo, magistrado titular da 1ª Vara Federal de Carazinho foi o convidado do Ideias na Mesa desta semana.
16/07/2018
00:00:00
Fabrício Ponte de Araújo foi o convidado desta segunda-feira (16) no Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). Aprovado no Concurso Público para Magistratura Federal da 4° Região, o Cearense atua na 1ª Vara Federal de Carazinho. Nascido na capital Fortaleza, o Juiz início seus trabalhos no primeiro mês de 2018 e, por opção, escolheu o solo gaúcho e a capital da hospitalidade para atuar.
Desde meados de 2014 a 1ª Vara Federal de Carazinho estava sem magistrado em virtude da remoção do então Juiz Federal substituto, e Araújo veio com o intuito de agir nos mais de 19 mil processos em andamento com a jurisprudência de 41 municípios do norte gaúcho.
O magistrado possui em seu currículo a atuação como procurador do Banco Central do Brasil no Distrito Federal e em sua cidade natal, Fortaleza. Pós-graduado em Processo Civil, Fabricio também foi servidor do Ministério Público da União na capital do país.
Jocélio Cunha, presidente da ACIC fez uso da palavra na abertura do Ideias na Mesa e agradeceu a presença de todos os convidados e em especial ao Juiz. “Agradeço a disponibilidade de estar conosco nesta segunda-feira, para nos oferecer essa oportunidade de passar um pouco de conhecimento da instituição federal para a sociedade” agradece o presidente.
1ª Vara Federal de Carazinho
Dr. Fabricio Araújo inicia agradecendo a acolhida e o convite da instituição para se fazer presente nesta reunião almoço. “Agradeço a oportunidade de amadurecimento de ideias em nossa sociedade, discutir decisões é uma forma de legitimar o poder judiciário” diz Dr. Fabrício.
A Justiça Federal de Carazinho, fundada em 2005 tem uma competência bem alargada e para isso a 1ª Vara Federal do município conta com cerca de 40 pessoas que auxiliam a justiça e a realização dela, entre esses, estagiários, técnicos e trabalhadores que ajudam a corroborar o andamento dos processos.
Em se tratando de números, a 1ª Vara Federal de Carazinho tratou, no período de junho de 2017 a junho deste ano, de mais de 4 mil sentenças proferidas, com uma média mensal de 395 sentenças equivalente a 20 diárias. Segundo o magistrado a justiça está trazendo respostas rápidas a sociedade. “Todo o processo que envolve uma sentença é enorme. Tratamos de pessoas, de vidas, de histórias e por isso é tão importante entrar no contexto da sociedade carazinhense para que haja um entendimento da comunidade acerca das decisões proferidas” afirmou o Juiz.
O magistrado também fez uma breve pontuação sobre os questionamentos da sociedade perante o judiciário brasileiro e a atual situação político/democrática do país. “Contextuar a democracia é relevante, desde que seja uma discussão aberta, pois nossa constituição assegura saídas a todos” ressalvou e finalizou conduzindo a importância dos entidades representantes da comunidade carazinhense. “Todos os presentes aqui, tem papel fundamental para o entendimento, para o esclarecimento da sociedade, já que são representantes do comercio e da indústria do município, podendo elucidar dúvidas e questionamentos” finalizou o magistrado.
Estiveram presentes como convidados deste evento, o Presidente da OAB subseção de Carazinho, Tailor José Agostini; Alexandre Schmitz, representando o Presidente do SINDICAR; O Presidente do Conselho Deliberativo da ACIC, Alberto Giaretta; e alguns associados da instituição.
O próximo Convidado do Ideias na Mesa é José Carlos Carles de Souza, Reitor da Universidade de Passo Fundo, que passará o comando da instituição no próximo dia 20 de Julho.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.
Assessoria de Imprensa:
Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos