“O Rio Grande do Sul tem solução, mas a médio e longo prazo”
06/08/2018
00:00:00
Essas são as palavras do Deputado Estadual Vilmar Perin Zanchin, convidado desta segunda-feira (6) do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC).
Natural de Marau no norte do Estado, Zanchin começou sua vida política como líder estudantil, formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF) passou por todas as etapas da administração pública municipal sendo prefeito e vice-prefeito de Marau entre 2001 e 2012, também foi Presidente da FAMURS (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul) e Presidente da AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto). Vilmar Zanchin recebeu algumas premiações ao longo de sua carreira como o de Prefeito Empreendedor SEBRAE/RS e quatro troféus de Gestor Público do Sindifisco/RS.
Ao longo dos anos assumiu funções tanto no executivo quanto no legislativo. No período em que administrou Marau o município obteve os maiores índices de crescimento econômico e social. Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) atual MDB nas eleições de 2014 ganhou uma vaga na Assembleia Legislativa do RS na 54ª Legislatura (2015-2019).
O Presidente da ACIC Jocélio Cunha abriu a reunião almoço agradecendo a presença de todos e asseverando o quão a sociedade deve estar informada neste momento do país. “Nós como entidade precisamos servir de elo entre a sociedade e as ideias inovadoras para nosso estado e federação” disse o presidente.
Vilmar Zanchin iniciou sua palestra agradecendo ao convite para o Ideias na Mesa da ACIC e cumprimentou a Diretoria Executiva da mesma. O Deputado discorreu acerca da realidade -em números- do atual momento do Estado. “Hoje o Rio Grande do Sul, tem 70% de sua arrecadação em gastos públicos governamentais, por isso o aparelho estatal está falido, o Estado precisa se modernizar” afirma o deputado. Que ainda coloca sobre o aspecto tributário a ampla defesa da contribuição permanecer no Estado. “A defesa dos municípios na Assembleia Legislativa sempre foi minha principal bandeira, pois não é possível que os impostos arrecadados aqui vão todos para Brasília e voltem para o Estado se perdendo no caminho” defende Zanchin.
Sendo o Rio Grande do Sul a 5ª maior economia do país é preciso o controle de despesas públicas, para que o dinheiro arrecadado reverta em serviços à população, é o que afirma o deputado. “Nós precisamos saber o tamanho do Rio Grande e administrar o Estado com olhar de gestor para assim poder entregar os serviços básicos a população. Para isso é preciso uma reforma profunda” reafirma o deputado estadual. O marauense ainda expos algumas das causas pelas quais o Rio Grande do Sul vem sofrendo uma intranquilidade econômica. “Não tivemos nenhum comando no Estado que mostrasse incentivos que pudessem buscar o equilíbrio entre receita e despesa” e finalizou afirmando “precisamos cortar fundo, começar as mudanças de dentro do Palácio” referindo-se ao poder executivo e legislativo do Estado.
Estiveram presentes nesta reunião almoço, o Prefeito Municipal de Carazinho, Milton Schmitz; o secretário municipal geral do município, Jorge Dutra; Alberto Giaretta, presidente do conselho deliberativo da ACIC, bem como o assessor parlamentar, Fernando Canton, e o Chefe de Gabinete Ivanir Roncato, convidados do palestrante.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.
Assessoria de Comunicação
Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos