“Não devemos trocar o velho pelo novo, mas sim o errado pelo certo.”
03/09/2018
00:00:00
Assim o deputado federal pelo Estado do Rio Grande do Sul (RS) Márcio Biolchi abriu o Ideias na Mesa desta segunda-feira (3), na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), fazendo referência as próximas eleições e unindo-se ao tema de sua palestra: Ações para Fomentar o Desenvolvimento do RS.
Na abertura da reunião almoço o presidente da ACIC Cassiano Scheibe Vailatti discorreu sobre a presença do deputado federal. “Temos orgulho e satisfação em tê-lo aqui conosco, e agradecemos imensamente sua presença para mostrar-nos um pouco mais da sua visão sobre a atual situação do Estado” saudou o presidente.
Márcio Della Valle Biolchi é carazinhense, ingressou na vida pública em 2000 elegendo-se vereador na sua cidade natal, com mais de 1.500 votos. Dois anos depois com mais de 35 mil votos foi eleito deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) atual Movimento Democrático Brasileiro (MDB) conquistando uma cadeira na Assembleia Legislativo do Estado. O jovem de 25 anos de idade foi eleito líder da bancada na Assembleia pelos então colegas do PMDB exercendo o cargo até o ano de 2006 quando foi reeleito para o segundo mandato com quase 50 mil votos.
Sua atuação na aprovação por unanimidade de alguns importantes projetos de lei como o empréstimo do BIRD para sanar as finanças públicas; o teto salarial único para os três poderes e o pagamento dos reajustes da Lei Britto; foi reconhecido através do Prêmio Springer-Carrier Ari concedido ao deputado na categoria Destaque Econômico em 2008. Em 2014 foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal e no mesmo ano, a convite do governador José Ivo Sartori, assumiu a chefia da Casa Civil do RS até o final de 2017 onde foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia até abril deste ano.
Ações para Fomentar o Desenvolvimento do RS, segundo Biolchi.
No Ideias na Mesa, Márcio Biolchi dialogou entre a realidade do Estado e as possibilidades de melhoria e desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, alguns citados foram os 147 projetos aprovados pela Assembleia Legislativa dos 192 encaminhados pelo governo do Estado. “Este é apenas um pequeno sumário do que fizemos nos últimos anos, neste período os dois pontos em que mais trabalhei foram a transparência e o que é preciso fazer para seguir em frente” disse Biolchi.
O deputado também citou algumas medidas tomadas pelo governo durante os quatros anos de gestão, como redução de despesas, contingenciamento de cargos de confiança (CCs), a lei da Responsabilidade Fiscal, a divulgação nominal da remuneração dos servidores, a renegociação da dívida do Estado e os avanços das transparências de contas. “Estamos começando a conseguir equilibrar as finanças do Rio Grande do Sul” alega o deputado.
No final de 2016, com a situação financeira agravada pela crise econômica do País, o Estado decretou situação de calamidade financeira no âmbito da administração pública do RS, o que induziu o governo a tomar medidas mais enérgicas. “Foram apresentadas novas medidas para aprofundar as mudanças. O de Plano de Modernização do Estado trouxe quase 40 medidas para reverter, a médio e longo prazo, o cenário de déficits sucessivos dos últimos anos” afirmou Márcio Biolchi. Com as medidas adotadas e ações para reduzir o pagamento da dívida a projeção foi reduzida de 25 bilhões para 7,1 bilhões. “Se não fossem tomadas medidas de redução das despesas, o atraso nos salários teriam sido muito maiores. É preciso entender que não se deve manter uma estatal que só traga prejuízos ao Estado, não adianta aumentar a arrecadação, pois isso não vai resolver o problema” afirma Biolchi.
Os resultados positivos para Carazinho
O deputado federal Márcio Biolchi, citou alguns dos investimentos positivos que chegaram até o município na esfera da saúde, infraestrutura, serviços e ações de longo prazo. Na saúde Biolchi faz referência ao plano de ampliação e qualificação do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) com um investimento de seis milhões nos últimos anos, concentrados na reforma do bloco cirúrgico, setor de hemodiálise e a construção da área de dependentes químicos. Também a nova UTI do HCC que garantiu 10 novos leitos e equipamento para atender a população. “Desde 2017 o hospital de Carazinho passou a ser referência em oncologia para 13 municípios da região e ainda há o comprometimento de mais 600 mil reais de outra emenda” disse Biolchi. Citou também o valor repassado pelo governo do Estado para aquisição de equipamentos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que hoje é realidade em Carazinho.
Sobre os serviços e infraestrutura, o deputado federal aludiu à emenda parlamentar de cinco milhões para obras na cidade, e alguns serviços em conjunto com o Estado e a União. “Entregamos veículos para a inspetoria veterinária, Yacamim, ACAPA e o HCC além de um veículo para o Instituto Patronato em parceria com a empresa Souza Cruz, ajudamos também na manutenção do posto do IPE além do prédio cedido pelo Estado para a instalação da sede da Secretaria Municipal de Agricultura” afirmou o deputado.
Biolchi finalizou com a citação das ações de longo prazo, como o início do novo Módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pela Corsan que atenderá toda a cidade, afora a regulamentação do Distrito Industrial com obras de pavimentação provenientes da Consulta Popular. “Carazinho esta visivelmente mais evoluída, em quatro anos temos as condições, em parceria com o prefeito Milton, de entregar outra Carazinho”
Estiveram presentes como convidados neste Ideias na Mesa o prefeito Milton Schmitz e Alberto Gregory Giaretta, presidente do Conselho Deliberativo da ACIC.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.
Assessoria de Comunicação - Jaciara Silva – Jornalista/MTB 14.282
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos