Juiz Eleitoral de Carazinho foi o convidado do Ideias na Mesa desta semana.
17/09/2018
00:00:00
Nesta segunda-feira (17) a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) realizou o Ideias na Mesa com a presença do Dr. André Dal Soglio Coelho, Juiz Eleitoral da Comarca de Carazinho, que discorreu sobre as eleições de 2018.
Na semana em que os sul-rio-grandenses celebram o Dia do Gaúcho que lembra a Revolução Farroupilha (20 de setembro), a ACIC trouxe uma atração especial para os participantes do evento Ideias na Mesa. Os jovens, Isabela de Quevedo Chaves Guerra e Pedro Rohde Franck, estudantes da Escola Sinodal Rui Barbosa e representantes do CTG Rincão Serrano de Carazinho, apresentaram respectivamente, uma bela poesia e uma música tradicionalista, proporcionando a todos os presentes um emocionante momento cultural. Os 2 jovens foram premiados em Santa Maria no FESTMIRIM 2018.
Na ocasião o presidente da Entidade Cassiano Scheibe Vailatti agradeceu a presença do Juiz Eleitoral e dos demais presentes. “Estamos às portas da eleição mais importante da história do nosso país, é preciso que o Brasil volte aos trilhos democraticamente, resgatando o orgulho do povo e a paz nas relações. Desta forma, hoje o Dr. André esta aqui para
nos aclarar acerca do atual cenário político e eleitoral do Brasil e desde já agradeço a presença dele e de todos” disse o presidente Cassiano.
As eleições no Brasil.
Em nosso país são realizadas eleições através do voto direto, secreto e obrigatório. Em 1532 foi registrada a primeira eleição no País, desde então o Brasil já teve vários processos eleitorais democráticos. Dentro do método eleitoral a Justiça Eleitoral organiza, fiscaliza e realiza as eleições regulamentando o processo, além de examinar as contas de partidos e candidatos em campanhas controlando o cumprimento da legislação pertinente neste período, inclusive julgando os processos relacionados às eleições.
Dr. André Dal Soglio Coelho focou sua apresentação em três temas pertinentes para este período eleitoral. O primeiro deles é as debatidas fake news, e explicou que as redes sociais são as maiores disseminadoras de conteúdo falso, ou pelo menos duvidoso. “Não temos mais campanha nas ruas e os meios de comunicação como as redes sociais estão nos enchendo de notícias” afirmou, e ainda alertou. “O facebook, por exemplo, mostra apenas o que o usuário quer ver ou o que foi pago para ser mostrado” disse Dal Soglio.
O Juiz de Direito citou as eleições americanas e como as divulgações de fake news decidiram o resultado. “As fake news acabaram por decidir as eleições americanas e a vitória de Donald Trump através de propagação de notícias falsas produzidas e embasadas em perfis diferentes de americanos” citou, e ainda disse “Nós não temos como comprovar se as notícias são falsas ou não, é algo muito difícil, exceto logicamente, por aquelas que são evidentemente falsas, fake news são incontroláveis!” finalizou o Juiz.
A segurança nas eleições.
Dr. André Dal Soglio também falou acerca da segurança do voto através da urna eletrônica, comentou que as urnas já chegam prontas e somente quem tem acesso a elas é o Juiz Eleitoral responsável. “Não há como garantir a maneira como as urnas chegam até aqui, mas posso garantir que sob minha responsabilidade elas são invioláveis”. Dal Soglio ainda disse que há mecanismos de segurança aos eleitores. “As pesquisas eleitorais, por exemplo, podem ser um mecanismo de controle de regularidade” disse.
O processo eleitoral.
Uma breve análise de como será o cenário eleitoral do País foi o terceiro ponto aclarado pelo Juiz Eleitoral de Carazinho. Dal Soglio ponderou que “Ninguém é novo nestas eleições, por bem ou por mal continuaremos tendo que trabalhar e fazer a nossa parte, apesar do governo e de quem estiver no poder. Estamos passando por uma crise e a tendência é melhorar, mas nada de grandes mudanças, visto que o discurso dos presidenciáveis é basicamente o mesmo, afirmou Dal Soglio.
Este ano o pleito será realizado no dia sete de outubro e no caso de segundo turno ficará para o dia 28 do mesmo mês.
Jocélio Nissel Cunha, vice-presidente da ACIC, finalizou elogiando o debate. “Nenhum de nós hoje esperava tão valiosa explanação do Dr. André, imaginávamos o quão técnico poderia ser seu discurso, porém todos estamos surpreendentemente satisfeitos e com certeza ganhamos muito com esta segunda-feira” finalizou Jocélio.
Foram convidados do Ideias na Mesa desta semana, Alberto Gregory Giaretta, Presidente do Conselho Deliberativo da ACIC e Sérgio Antônio da Silva, proprietário da Coreser Corretora de Seguros LTDA e associado da ACIC.
O próximo convidado do Ideias na Mesa é o Deputado Federal Ronaldo Nogueira.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com os patrocínios das empresas, Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.
Assessoria de Comunicação – Jaciara Silva/MTB 14.282
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos