Nova turma de soldados para Carazinho é pauta na ACIC

23/09/2014

00:00:00

 

Comandante do CRPO Planalto, coronel Petersen esteve presente garantiu não medir forças para que a turma venha para região

 A falta de efetivo na Brigada Militar de Carazinho foi pauta da reunião almoço desta terça-feira na Associação Comercial e Industrial – ACIC. Com a presença do Coronel Jorge Reginaldo Petersen Morais, comandante da CRPO Planalto, o comandante do 13 BPM de Erechim Tenente Coronel Pedro Wilson Ferreira Pacheco  e o subcomandante da Brigada Militar em Carazinho Capitão Jarbas Bohrer foi exposta a realidade dos batalhões regionais com relação a falta de efetivo hoje na Brigada Militar. Durante a reunião foi entregue pelo presidente da ACIC, Jocélio Cunha carta com o pleito que interessa não somente ao município, mas a toda a região.

O presidente da ACIC Jocélio Cunha abriu a reunião dizendo da “satisfação em recebe-los aqui em Carazinho para este evento  e dizer que a entidade não está aqui somente para fazer pedidos, mas também viabilizar para que eles aconteçam”.  Também ressaltou quanto a necessidade do município receber uma nova turma para a Brigada Militar, sendo esta a maior dificuldade do batalhão. Contudo destacou as condições também na região que tens passado pelo mesmo problema. Diante disto, Cunha trouxe a todos a intenção regional em fazer com que este se torne um pleito geral dos municípios de abrangência do CRPO Planalto.

O primeiro convidado a se pronunciar foi o Tenente Coronel Pacheco onde lembrou aos presentes que a entidade sempre foi parceria desde a época em que ele comandavao 38 BPM em Carazinho a ACIC sempre buscou soluções, onde em 2010 uma turma veio para o município, porém atualmente “a situação do 38 BPM não é tão favorável quanto falta  de policiais militares e isso vem angustiando não somente aqui, mas todo o Estado está enfrentando esta dificuldade, mas que  é necessário investir para reverter essa realidade”.  Tenente Coronel Pacheco disse ainda “precisamos nos unir, como sempre fizemos, independente de bandeira, precisamos brigar lá na frente e tratar este assunto com prioridade” , finalizou.

O capitão Bohrerda Brigada Militar de Carazinho trouxe a união das entidades locais que sempre unidas, organizadas e participativas buscam os pleitos em prol do município e, “tenho certeza que o senhor (Coronel Petersen) vai saber conduzir e solucionar nossos problemas da melhor maneira possível”, destacou Bohrer.

O diretor de assuntos de segurança da ACIC Danilo Dal Zot Flores relembrou quanto a sua época no efetivo e de que a realidade hoje está em trazer efetivo “ratificando que atualmente o efetivo está com 57%menor que deveria e isso preocupada a todos, por ser uma questão de segurança pública. Lembrou ainda que o Estado está abrindo concurso para 1.600 novos soldados, sendo fundamental que esses profissionais pudessem ser preparados a nível regional.  Além disso, Flores ressaltou que deve ser colocado ao Comando o que Carazinho pode oferecer como viatura 0 km, alojamento, instrutores, o que pode influenciar para que esta turma venha para Carazinho.

A Câmara de Vereadores também demonstrouapoio ao pleito através do presidente do legislativo RudineiBrombilla que reafirmou a necessidade de novos soldados para atuar no município e, também informou que foi enviado no mês de julho uma solicitação para a vinda de novos soldados para Carazinho onde foi entregue ao comandante estadual e também ao secretário de segurança pública.

A partir dos pronunciamentos o Comandante do CRPO Planalto Coronel Jorge Petersen, primeiramente, disse que a falta de efetivo é uma realidade em todo o estado, porém que “se essa turma vier para cá precisamos trabalhar para que esses soldados permaneçam aqui depois de formados, e vocês podem ter certeza que é do nosso interesse que se crie uma turma em Carazinho e que nós vamos pedir, repedir levando até o comando geral o pedido da ACICpara ser tratado também como uma necessidade”.  Por fim garantiu a todos de que “não faltará forças nem energia para auxiliar”.

O vice-presidente da área de agronegócio da ACIC Luis Augusto Weber trouxe ainda a importância do retorno da Patrulha Rural que não está atuando justamente por falta de efetivo o que deixa as propriedades rurais desatendidas e desamparadas.

A entidade fica no aguardo de uma resposta do comando geral da Brigada Militar para que se concretize o desejo de uma comunidade não só local, mas regional,o quanto antes. Por fim, o presidente da ACIC, Jocélio Cunha convidou a todos para que façam presentes na próxima reunião almoço que terá a presença do presidente de Cotrijal Nei César Mânica com o intuito de unir forças e buscar soluções para o desenvolvimento da região, além também do apoio quanto a Brigada Militar.

 

 

Fotos do Post

Compartilhar