“O SUS é para todos. Porém não dá para todos, de forma integralizada como preconizado”.

15/10/2018

00:00:00

 

Assim a convidada Anelise Schell Almeida, Secretária Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária iniciou o Ideias na Mesa desta segunda-feira (15) na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). Na ocasião o prefeito municipal Milton Schmitz esteve presente e fez uso da palavra enaltecendo o trabalho realizado pela secretária. “É de grande importância estar hoje aqui na ACIC, para que possamos mostrar os grandes avanços e melhorias na Secretaria Municipal de Saúde, conduzida por uma pessoa competente, uma mulher guerreira, determinada e que asseguro ser a melhor Secretária Municipal de Saúde do estado do Rio Grande do Sul” afirma Milton Schmitz.

 

Cassiano Scheibe Vailatti, presidente da ACIC, saudou a presença da convidada.  “Carazinho teve diversos avanços na área da saúde e tenho certeza que a cidade tem muito a comemorar, principalmente em se tratando de uma gestão que permite e incentiva que as coisas aconteçam. A Secretaria de Saúde é, sem dúvida, um dos vários cases de sucesso desta administração” saúda.

 

Enfermeira especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Sanitarismo e mestre em Envelhecimento Humano, Anelise Almeida atuou na Enfermagem da Saúde Coletiva e Gestão Pública, além de Carazinho também foi secretária de Saúde no município de Caiçara e lecionou como Coordenadora de Ensino no curso de Enfermagem no campus da ULBRA em Carazinho. Na reunião almoço Anelise agradeceu o convite e trouxe algumas de suas atuações frente à Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.

 

As mudanças na área de saúde.

 

No final de junho deste ano o Executivo Municipal inaugurou uma nova sede da Secretaria Municipal de Saúde. A nova sede foi uma grande conquista para os carazinhenses e um grande feito para o Governo Municipal objetivando mais qualidade de vida para os munícipes e também para os profissionais da área de saúde. Localizada no Centro Comercial Athenas na Avenida Pátria, o novo endereço comporta os serviços do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Serviço de Assistências Especializadas (SAE), a Farmácia Básica, o Departamento Administrativo e de Nutrição da Secretaria. “Hoje na farmácia básica são atendidas cerca de 900 receitas ao dia e 150 atendimentos diários para medicações especiais, além de 320 processos de recebimento mensal de fraldas no SAE” afirma a secretária Anelise.

 

Em 2017 quando a Secretária de Saúde assumiu a pasta, uma das grandes dificuldades de qualidade de atendimento era a questão da estrutura física, Anelise procurou então, o diálogo com o prefeito Milton Schmitz acerca de solucionar este problema e hoje os resultados são surpreendentes. “Agradeço ao presidente Cassiano e a diretoria executiva da ACIC, mas em especial ao prefeito Milton Schmitz por me confiar uma secretaria tão importante quanto à da saúde. Precisávamos dar um giro na saúde do município e com o apoio do prefeito Milton pudemos mudar para melhor” disse a secretária.

 

Anelise Almeida ainda relatou algumas mudanças quanto à qualidade de atendimento, estrutura e humanização no setor de saúde pública de Carazinho, como Informatização dos setores e Unidades de Saúde; implantação SISREG Municipal; fim das filas na madrugada no CEM; ampliação da oferta de exames e consultas especializadas; planejamento do fluxo e logística; melhoria do mobiliário das Unidades (5S) e valorização dos profissionais no SUS. “O Ambulatório Municipal atendia diariamente cerca de 80 pessoas em 10 horas de funcionamento, em abril com a abertura da UPA 24 horas, os atendimentos alcançaram 170 pacientes. Ainda no mesmo período terceirizamos as serventes das UBS” ressalva a secretária.

 

As reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) também foram citadas pela secretária que ainda garantiu mais reformas ao longo do mandato. Dentre as UBS reformadas ou que passam pelo processo de melhoria estão a ESF Dr. Élbio, no bairro Operário; ESF Ouro Preto; ESF Cantares; ESF Sassi; ESF Vila Rica e ESF Sommer. “Todos nós somos usuários do Sistema Único de Saúde, todos nós temos o direito de ser atendidos pelo SUS, porém de modo adequado e dentro do que é possível com os recursos que temos disponíveis” finaliza a Anelise Almeida.

 

Os próximos convidados do Ideias na Mesa serão os professores Dr. Márcio Tascheto e Dr. Roberto Rabello, falando sobre o tema Cidades Educadoras e Inteligentes.

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com os patrocínios das empresas, Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

 

Assessoria de Comunicação – Jaciara Silva/MTB 14.282

 

Fotos do Post

Compartilhar