Turma de formação de soldados da BM foi o tema do Ideias na Mesa.

29/10/2018

00:00:00

O Comandante do 38 Batalhão de Policia Militar (BPM) de Carazinho, Major Ulisses Denardi Junior foi o convidado do Ideias na Mesa desta segunda-feira(29) na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), juntamente com o Capitão Jarbas Luiz Bohrer, Subcomandante do 38º Batalhão de Polícia Militar e o Capitão Juliano Moura, Comandante da 1º Companhia de Carazinho. 

 

O presidente da ACIC Cassiano Scheibe Vailatti abriu a reunião almoço com o agradecimento ao 38 BPM de Carazinho pela presença. “Ficamos muito contentes com a chegada dessa nova turma em Carazinho, o trabalho da Brigada Militar deve ser sempre valorizado. Todo o trabalho da BM tem foco e estrutura que priorizam o atendimento à comunidade, queremos acreditar na mudança em nosso país e no nosso município” disse o presidente.

 

No início do mês de outubro o Coronel Jair Euclésio Ely confirmou oficialmente a vinda de uma turma de soldados para o curso de formação em Carazinho com previsão de início até o fim deste ano. Cerca de 30 alunos, que desejam se formar policiais militares, trazem a comunidade a esperança de um efetivo maior para o município e região, sendo que os soldados podem fixar residência após o estágio.

 

Esta turma terá 14 oficiais de Carazinho e região que serão responsáveis por conduzir o conhecimento para os alunos. “Tem um programa de matérias, divididos em ciclos. Em cada ciclo eles vão agregando conhecimento, tem as matérias básicas, as avançadas e o estágio monitorado conosco”, explicou o Major Denardi.

 

O curso e as condições oferecidas aos alunos em Carazinho.

 

O 38 BPM oferece aos alunos toda a estrutura necessária para o andamento do curso, segundo o Major Ulisses Denardi Junior. Durante o período do treinamento os alunos ficarão acomodados no próprio batalhão onde terão uma rotina intensa. “Eles terão as folgas intercaladas com as atividades policiais”, disse Denardi, que também cita que as desistências ao longo do período são poucas. “Ser um policial militar exige equilíbrio emocional, e muitas outras características, porém a desistência é pequena, porque o processo seletivo para que cheguem até aqui já faz essa triagem, adequando o perfil da atividade policial militar, que é bem mais exigente” citou o Major.

 

O oficial ressaltou também que o Batalhão está sendo reestruturado e reequipado para oferecer as melhores condições de aprendizado aos novos soldados citando o assistência imediato da Prefeitura Municipal de Carazinho, além de um excelente quadro de instrutores. “Temos local para instrução de tiro. Se for necessário uma linha de tiro mais adequada a gente faz o deslocamento até Passo Fundo e volta no mesmo dia. Nós também temos no Batalhão de Carazinho oficiais e praças extremamente qualificados, com formação jurídica e especialização em armamento e tiro”, concluiu o Major.

 

O Capitão Jarbas Luiz Bohrer, agradeceu ao presidente da ACIC pela oportunidade de poder estar presente no Ideias na Mesa. “Agradeço ao presidente Cassiano por proporcionar o diálogo com grandes lideranças da nossa comunidade aqui presentes nesta reunião almoço” agradeceu.

 

Bohrer ainda falou sobre o Programa Avante, que se trata do Georreferenciamento com todos os números da criminalidade do município. “A BM tem parâmetros metodológicos e pontuais onde conseguimos direcionar o efetivo nos lugares onde o problema está acontecendo” afirma o Capitão. E ainda ressalva que “o nosso tendão de Aquiles na segurança de Carazinho está nos roubos a estabelecimentos comerciais – farmácias e postos de gasolina – e o roubo de celulares na área da Gare e em paradas de ônibus.”

 

Mesmo assim o Capitão Bohrer diz que os índices estão dentro do normal estabelecido. “Estamos com os números de acordo com os parâmetros determinados pela secretaria de Segurança do Estado, através de nossos esforços conseguimos manter os baixos níveis de criminalidade em Carazinho” finaliza Bohrer.

 

Para finalizar o encontro o Major Ulisses Denardi Junior foi questionado acerca do porte de arma para o cidadão, como resposta de posicionamento pessoal o Major elucidou. “A questão do armamento civil é muito delicada, precisamos repensar em nossa legislação penal, precisamos mudar alguns aspectos de nossa cultura, ou seja, evoluir culturalmente. Quanto a legislação do armamento como está, na minha visão é o suficiente, está adequada, portanto sou contrário ao armamento, da maneira que temos hoje é possível adquirir uma arma dentro de algumas normas, para o cidadão não será eficaz” finda Danardi.

 

O próximo convidado do Ideias na Mesa será o Presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

 

Assessoria de Comunicação

 

Jaciara A. Silva – Jornalista/MTB 14.282

Fotos do Post

Compartilhar