“Cooperação, confiança, fazer bem feito e focar no resultado são os três pilares para fortalecer o cooperativismo.”
05/11/2018
00:00:00
Essas são as palavras de Nei Cesar Mânica, presidente da Cotrijal no Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), realizado nesta segunda-feira (5). O presidente da cooperativa, referia-se ao fortalecimento da instituição que completou 61 anos em setembro. Juntamente com o presidente, o senhor Enio Schroeder, vice-presidente; Luiz Euclides Di Domênico Jr., Gerente da Cotrijal e Luis Roberto Gobbi, do conselho administrativo da cooperativa estiveram presentes na reunião almoço que teve como tema os 61 anos da Cotrijal e as perspectivas da Safra 2018/2019.
Cassiano Scheibe Vailatti, presidente da ACIC fez uso da palavra em relevância ao convidado. “É com grande alegria que recebemos a diretoria da Cotrijal, empresa que é referência de gestão séria e comprometimento com o desenvolvimento de toda região, para nós da ACIC é uma grande oportunidade para atualizarmos nossos conhecimentos na área do agronegócio” saúda o presidente Cassiano.
Cotrijal completou 61 anos em setembro.
No dia 14 de setembro deste ano, a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), completou 61 anos de existência tendo inúmeros motivos para comemorar. A maior cooperativa agrícola do Estado presente em 32 municípios do norte do Rio Grande do Sul, mantendo 56 unidades de recebimento com capacidade de armazenamento de 886 mil toneladas. Além da capacidade de armazenamento, a Cotrijal tem moderna Unidade de Beneficiamento de Sementes, oito supermercados, um atacado, fábrica de rações e 19 lojas. “Esse resultado começou a ser construído desde a fundação, em 1957, e se hoje comemoramos bom desempenho é porque muitos desafios foram superados e sempre se teve o cuidado de priorizar a segurança da organização e do produtor”, destaca o presidente Mânica.
Fundada em 1957 com a intenção de viabilizar a produção de trigo, pois os produtores não tinham condições, sozinhos, de estocagem da safra e os preços geralmente não eram justos. Hoje a principal cultura é a soja mas o intuito permanece o mesmo, que é levar ao associado as melhores condições para manter-se no campo. “A essência da nossa cooperativa é o produtor. A essência do nosso patrimônio é o nosso colaborador. E a cooperativa hoje só é conhecida e reconhecida em nível estadual, nacional e internacional porque o trabalho do nosso produtor e do nosso colaborador é referência”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.
Um amplo crescimento foi registrado nos últimos dois anos, o número de associados aumentou 26 %, passando de 5,921 mil – em 2016 – para 7,548 mil até o primeiro semestre de 2018, além de 1.690 colaboradores. Consequentemente aumentando o faturamento da cooperativa com um valor expressivo de R$ 1,736 bilhões no último ano, crescendo mais de 28 %. “Pensamos sempre em manter um sistema de gestão forte em todos os nossos projetos, para assim, fazer a cooperativa se fortalecer. Hoje o setor que aumenta significativamente é o de grãos, insumos e sementes, chegando à contabilizar 85% do faturamento da Cotrijal” afirma Mânica.
Na visão do vice-presidente Enio Schroeder, o foco no associado levou à construção dessa biografia de sucesso. “Enquanto dirigentes eleitos, temos o dever de trabalhar para que a cooperativa se mantenha sólida e atentos para seguir ajudando o produtor a ter bons resultados” destaca Schroeder.
Perspectivas para Safra 2018/2019
No Rio Grande do Sul a produção de grãos deve ser maior na Safra 2018/2019 do que na temporada anterior, conforme o boletim de outubro da Campanha Nacional de Abastecimento (CONAB). A variação de colheita no Estado deve variar entre 33,5 milhões e 35 milhões de toneladas, que representa a expansão de 1% a 5,5% em relação à Safra 2017/2018. “Penso que estamos bem encaminhados, viemos de seis anos consecutivos de boa safra. Este ano não será diferente pois temos um cenário positivo, tanto política como economicamente, só dependemos do clima agora” projeta o presidente da cooperativa.
As estimativas da área plantada variam por esse ter sido o primeiro boletim da safra deste ano, divulgado pela CONAB, além disso o plantio da safra de verão ainda está no início, não havendo uma definição devido à possíveis variações de clima e de mercado no País e no Estado.
O próximo convidado do Ideias na Mesa será a Escola Sinodal Rui Barbosa alusivo aos seus 97 anos.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.
Assessoria de Comunicação - Jaciara Silva – Jornalista/MTB 14.282
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos