Colégio Sinodal Rui Barbosa, 97 anos de história.

12/11/2018

00:00:00

 

Colégio Sinodal Rui Barbosa, 97 anos de história.

 

Nesta segunda-feira (12) a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu a diretoria do Colégio Sinodal Rui Barbosa de Carazinho em comemoração dos 97 anos da escola. 

 

Na ocasião o Diretor Adilson Leonhardt Franck, que também é membro da Diretoria da ACIC, juntamente com a presidente do Conselho Escolar do Colégio Sinodal Rui Barbosa, Anelise Lamb Scheibe e Silvana Luzia Weiler, Coordenadora Pedagógica Geral da escola, falou sobre os desafios da educação e a comemoração dos quase cem anos da escola. “Nós diretores e alunos somos passageiros dentro da escola, mas a instituição sólida sempre permanece” afirma o Diretor Adilson.

Cassiano Scheibe Vailatti, presidente da ACIC ressalvou acerca da importância da Escola Rui Barbosa na comunidade carazinhense. “É com grande satisfação que hoje recebemos o Diretor Adilson que é também membro de nossa Diretoria Executiva da ACIC, para mostrarmos um pouco mais da história extraordinária e do case de sucesso desta instituição que completou 97 anos no dia 5 de novembro” ressalva Cassiano.

 

Ensina por onde andar! 97 anos de história.

 

Nesses quase cem anos de educação, o Colégio Sinodal Rui Barbosa tem trabalhado para alcançar excelência e qualidade. Com a prática constante de leitura do mundo contemporâneo, mas mantendo sua essência como escola evangélica-luterana, vem se aprimorando em infraestrutura, capacitando constantemente os professores e funcionários, abrindo novos horizontes aos alunos. “O colégio tem um cuidado muito grande em ter um pé no tradicional e outro nas inovações sempre em busca de novidades, precisamos manter em sintonia a família, o aluno e a escola, baseando nosso ensino na leitura: Ler, ler e ler! Fazem 12 anos que os alunos do Rui ocupam o primeiro lugar do ENEM na região norte do Estado, isso é uma enorme satisfação mas também uma imensas responsabilidade” garante Adilson.

No ano de 1921 a comunidade Evangélica Luterana de Carazinho instituiu oficialmente a comunidade escolar Brasileira-Alemã. Durante a semana o prédio da igreja transformava-se em escola e o mobiliário utilizado era o mesmo dos cultos dominicais. Assim a escola recebe a denominação de Colégio Brasileiro Alemão Evangélico e as aulas começam a ser ministradas em um novo local, construído ao lado da igreja.

 

Nos anos de 1939 à 1948 a escola permaneceu fechada devido a Segunda Guerra Mundial, e somente reabre após esse período com a denominação de Escola Sinodal Rui Barbosa, em homenagem ao jurista e escritor Rui Barbosa de Oliveira.

 

Ao longo dos anos o prédio do colégio foi ampliado devido ao grande número de alunos que vinham, também, de cidades vizinhas e assim oferecendo todas as séries do ensino fundamental. No ano de 1989 foi finalizado o ginásio de esportes e a escola passou a oferecer o ensino médio no início dos anos de 1990.  Na mesma década iniciou-se a implantação das turmas de Pré-Kinder Lieb e Kinder Lieb para crianças de um e dois anos, o que levou a organização do primeiro Jardim de Infância da escola. “Hoje contamos com 87 colaboradores em uma área de 6.652 m², nossos profissionais são extremante capacitados e nossa escola é filiada à Rede Sinodal de Educação - IECLB” explica o Diretor.

A inovação do Colégio Sinodal Rui Barbosa, conhecido como RUI, deu-se ainda na área profissionalizante oferecendo o primeiro curso de Educação Profissional.

 

Hoje o RUI oferece educação básica composta pelos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio com aproximadamente 800 alunos nos turnos da manhã e da tarde. Possui uma estrutura física modernizada que abriga setores administrativos, salas de aula, equipamentos multimídia, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, auditório, parques infantis, cantina e estacionamento coberto. “O coração do colégio é a educação, porém ela não deixa de ser uma grande empresa” finaliza o Diretor Adilson.

 

O próximo convidado do Ideias na Mesa será a Reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernardete Maria Dalmolin.

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

Assessoria de Comunicação - Jaciara Silva – Jornalista/MTB 14.282

 

 

 

Fotos do Post

Compartilhar