ACIC E DEPE: Um novo conceito em Estágio

18/02/2014

00:00:00

Disponibilizando para os empresários e estudantes carazinhenses um novo conceito de agência de integração de estágio e oportunizando um acréscimo nos recursos adquiridos pela entidade, a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), inaugurou no dia 11 de abril, o Departamento de Educação Profissional e Estágio (DEPE). Com sede na própria ACIC, na Rua Venâncio Aires, nº 612, estudantes, empresariado, instituições e organizações, podem utilizar os serviços do agente de integração para inserir jovens no mercado de trabalho.

Um serviço diferenciado para seus associados. É isto, segundo o diretor Administrativo da ACIC, Fernando Vanin, que a entidade anseia com a iniciativa. “Fazemos treinamentos com os candidatos a estágio, para que eles realmente saibam onde estão se inserindo, e também com o objetivo de proporcionar aos associados da ACIC benefícios na decisão de participar e contratar o estagiário através do DEPE. Já começamos alguns diferenciais”, enfatiza. O percentual de cobrança do custo da contratação dos estagiários, para todas as empresas é de 20%. Para os associados da ACIC, o custo com um estagiário será de15%, e acima de um 12%. Vanin ressaltou que para os associados, além de uma opção financeira mais viável é também um meio de ter um futuro profissional bem inserido dentro de suas empresas.

Buscando e defendendo os interesses dos associados, a ACIC proporciona com esta iniciativa que a arrecadação do percentual de estágio fique aqui em Carazinho e mais que isso, que seja reinvestido no meio empresarial do município. As palavras são do presidente da ACIC, Jocélio Cunha, que afirmou estar muito otimista com a viabilização do DEPE. “Temos uma união forte das entidades de Classe daqui de Carazinho, e com o poder legislativo e executivo, as autoridades, a Brigada Militar, a Polícia Rodoviária, as universidades e as escolas. Eu diria sem dúvida nenhuma, que este é um marco na entidade e gostaria de agradecer a parceria que estamos firmando neste momento”, reiterou. A iniciativa é uma parceria entre a ACISA e a ACIC.

 


                            Como funciona o estágio

 

Todas as normas de estágio estão regulamentadas pela Lei 11778, a Lei de Estágio, de 25 de setembro de 2008. Podem estagiar jovens acima de 16 anos que estão cursando o ensino médio, cursos técnicos e nível superior. Todo contrato de estágio é estipulado com seguro de acidentes pessoais, de responsabilidade do Departamento de Estágio. O estagiário tem direito a bolsa-auxílio, vale-transporte e a descanso remunerado depois de 12 meses.

O contrato de estágio pode ser de seis meses, renováveis até dois anos e podem ser encerrado por qualquer uma das partes a qualquer momento. Nessa interrupção serão pagos os dias que a pessoa trabalhou, a taxa sobre estes dias, e o descanso remunerado se passar de 15 dias.  As funções realizadas na empresa têm de estar vinculadas com o curso superior dos estudantes. No caso do ensino médio, quando consta no projeto pedagógico da escola, o aluno pode fazer estágio extracurricular.

Os estudantes que desejarem fazer seu cadastro podem dirigir-se a ACIC para realizar seu cadastro, com atestado de freqüência, identidade, CPF e uma foto 3X4 preencher a ficha de cadastro. As empresas que desejarem utilizar os serviços precisam fazer um convênio concedente de estágio. Para preencher o cadastro é necessária a razão social, nome fantasia, endereço completo, se profissional liberal, o número profissional, CNPJ, nome da atividade e responsável pelo convênio. Mais informações pelo e-mail acic.carazinho@wavetec.com.br ou pelo telefone 3331-1338.

Fotos do Post

Equipe ACIC e ACISA

Equipe ACIC e ACISA

Compartilhar