Demandas para o desenvolvimento de Carazinho, foi a pauta do Ideias na Mesa desta semana

22/04/2019

00:00:00

 

Demandas para o desenvolvimento de Carazinho, foi a pauta do Ideias na Mesa desta semana.

 

 

Nesta segunda-feira (22), a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), teve como pauta, a apresentação de algumas demandas em prol do desenvolvimento do município. A Diretoria Executiva da entidade convidou os secretários municipais de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Dêninson Pauletto da Costa; Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, Vanderlise Girardello; e da Fazenda e Arrecadação, Adroaldo De Carli.

Na ocasião o presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti, abriu o Ideias na Mesa ponderando acerca da pauta da semana. “Hoje o Ideias na Mesa tem uma pauta diferenciada. Vamos apresentar aos secretários, algumas demandas que a ACIC considera importante neste momento, para o desenvolvimento do nosso município, e aportar o devido apoio na solução destas questões. Queremos estar ombreados ao Executivo Municipal, na busca de um maior desenvolvimento para nossa cidade”

 

 

Industrialização, logística e geração de empregos.

 

Fomentar o desenvolvimento de empresas locais e a vinda de empresas que agreguem grande quantidade de empregos (como a da transformação), também o apoio às pequenas e médias empresas, como as startups, foi uma das primeiras demandas apontadas pelo presidente da ACIC, Cassiano Vailatti. “Carazinho precisa de mais geração de empregos, e para isso, precisamos melhorar a infraestrutura dos nossos distritos industriais e demais área disponíveis para instalação de novas empresas. Precisamos estar atentos a todos os setores da economia local, da indústria ao comércio, passando por um setor de serviços forte e pujante” Expôs o presidente.

O diretor de Relações Institucionais da ACIC, Neri Krüger, fez uso da palavra salientando a situação da aquisição de novas áreas e regularização das mesmas “é muito difícil adquirir um terreno para construção de empresa, e isso pelo fato de que não há terreno para vender, e se há, não tem regularização. O município precisa disponibilizar esses acessos, devemos sair da avenida Flores da Cunha, nossa cidade está concentrada somente na avenida Flores da Cunha, isso deve mudar” Aponta Krüger.

Dêninson Pauletto da Costa, secretário municipal de Desenvolvimento argumenta que nestes casos, de áreas pertencentes à prefeitura, a regularização passa por trâmites burocráticos que não há como interferir, “precisamos priorizar o desenvolvimento”, disse Costa, e ainda citou o projeto da  Avenida das Indústrias, que precisa ser concluído com urgência, “estamos trabalhado constantemente para o desenvolvimento de Carazinho, com este fronte, existem áreas que podem  sim, ser adquiridas possibilitando a instalação de empresas em Carazinho, inclusive na área próxima ao Parque da Cidade.” Citou Costa.

 

 

Burocracia no poder público.

 

Uma maior integração e desburocratização entre os departamentos e secretarias, principalmente em se tratando da secretaria do meio ambiente e do desenvolvimento, “Percebe-se uma certa dificuldade de comunicação interna entre as duas secretarias, para que se resolva os problemas, isso não é possível”, afirma Cristian Kirinus, diretor de Relações de Mercado da ACIC. Com a concordância dos demais representantes das empreiteiras e construtoras presentes na reunião almoço e que também inseriram esse assunto na pauta do Ideias na Mesa. “Conseguimos chegar em um consenso, a secretaria de planejamento e do meio ambiente já estão alinhados nesses apontamentos para facilitar as soluções.” Afirmou Vanderlise Girardello, responsável pela pasta do Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas.

 

 

Comércio local

 

“O comércio local é fundamental para o desenvolvimento do município e a entidade está preocupada com as questões que o envolvem, precisamos criar um ambiente pró ativo para que as pessoas consumam em Carazinho.” Ressalva o presidente da ACIC, e ainda afirma que a entidade defende a abertura do comércio local, durante os finais de semana, ao longo de todo o ano. “Vivemos tempos de livre iniciativa, precisamos poder decidir o que é melhor para os nossos negócios, obviamente, sempre observando o que é bom para a empresa, seus colaboradores e o mercado em geral”.

“Estamos com o projeto para chegar até a Câmara de Vereadores e pedimos o apoio da entidade nesta demanda, para que este projeto seja aprovado e que as entidades de classe e Sindicato Lojista apoiem esta iniciativa” disse Adroaldo De Carli em relação à abertura do comércio, nos meses de janeiro e fevereiro, nos finais de semana.

Outro ponto bastante discutido entre os diretores da ACIC foi a situação ilegal dos vendedores ambulantes e o estacionamento rotativo. Sobre os vendedores ambulantes, Adroaldo De Carli, pontua ser uma situação muito delicada, “a ideia é notificar e dar um prazo para que se estes ambulantes não permaneçam nas ruas, mais do que isso não podemos fazer, precisamos buscar soluções através de fiscalização rigorosa” afirma, De Carli. Em relação ao estacionamento rotativo, o secretário Dêninson Costa assegura que a prefeitura vem trabalhando na questão e que novidades virão. “Esse serviço já deveria estar funcionando a tempos. Sabemos o quanto esta situação prejudica o comércio”. O secretario ainda asseverou que será retomada com veemência a fiscalização do estacionamento rotativo.

 

 

O trânsito e os acessos à Carazinho

 

O secretário de desenvolvimento Dêninson da Costa, afirmou que está sendo feita uma licitação para ser escolhida a empresa que fará um estudo e planejamento aprofundado em relação ao trânsito de Carazinho. “Quando a empresa for selecionada através da licitação, convido as entidades de classe à participar da elaboração desse projeto, para que possamos melhorar o trânsito de nossa cidade”, afirma Dêninson.

 

O próximo convidado do Ideias na Mesa é o diretor presidente do Grupo Mekal, Luiz Alberto Xavier da Costa.

 

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa

 

Assessoria de Comunicação:

Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282

 

Fotos do Post

Compartilhar