Presidente do Sindicar foi o convidado do Ideias na Mesa desta semana.
18/11/2019
00:00:00
Nesta segunda-feira (18), esteve presente no Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região, Moisés Antônio Knopf dos Santos. Moisés trouxe consigo Paulo Renê Bernhard, Presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, para explanar acerca do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.
Também estiveram na reunião almoço, Adir Luiz Fração, diretor do Banco de Alimentos, João Pierotto Neto (SETCERGS), Wilson Schumacher e Alexandre Schmitz, diretor do Sindicar e associado da ACIC.
Moisés Santos, apresentou a equipe de fundadores e atuantes do Banco de Alimentos do RS, onde o Sindicar se engaja a este projeto. “O presidente e fundador Bernhard apresentará a importância do Banco de Alimentos para aquela fatia da sociedade menos favorecida” disse Santos.
Banco de Alimentos do RS.
No Brasil os números da fome apontam para cerca de 8 milhões de pessoas que passam fome em nosso país, somente em nosso estado, dados recentes, mostram que a fome atinge 1,48 milhões de gaúchos. Neste contexto, no ano de 2000, foi criado em Porto Alegre o primeiro Banco de Alimentos do RS, tendo como berço a Federação das Indústrias do RS (FIERGS) por intermédio de seu Conselho de Cidadania e o apoio de 12 entidades. “Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de vir até aqui apresentar este projeto. Ao nos reunirmos, 20 anos atrás averiguamos que a fome é o maior flagelo da sociedade e com isso observamos que poderíamos usar a gestão empresarial para amenizar esse flagelo, passamos então a projetar para a sociedade o Banco de Alimentos em nosso estado” afirmou Paulo Renê Bernhard, presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre.
Pensando em levar esse projeto para mais cidades, foi fundada a Rede de Bancos de Alimentos do RS que utilizam a mesma metodologia e hoje abrangem 34 municípios. “Vimos que era preciso ampliar essa ideia através de uma rede, pois cada município participante percebeu que tinha esse mesmo flagelo mas que também tinham pessoas interessadas em ajudar a mudar essa realidade” pontuou Bernhard.
Os alimentos doados por empresas, indústrias e pessoas físicas, são as principais formas de captação do Banco, e para se estimular as doações, são realizadas campanhas junto às empresas, supermercados, shows artísticos, jogos de futebol entre outros. “Todos podem fazer doação de alimentos. Aqui em Carazinho, neste ano, vai ser mobilizado na cidade, através do Desafio Farroupilha, os CTGs que irão trabalhar em torno da arrecadação de alimentos” relatou o presidente do Banco.
Sindicar e Banco de Alimentos.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) em que o Sindicar é filiado, é o responsável logístico do Banco de Alimentos, controlando o recebimento, estoque, distribuição e entrega de alimentos. Em 2018 o Banco de alimentos doou mais de 750 mil quilos de alimentos para cerca de 130 mil pessoas beneficiadas por mês, o que representa 2,5 milhões de refeições por ano, através de mais de 190 instituições beneficiadas. “Nós estamos hoje com parceiros de todos os segmentos da sociedade, como rotarianos, leões, escoteiros, sindicatos, universitários, associações, clubes sociais entre outros, todos empenhamos em unir esforços em prol do Banco de Alimentos” falou Bernhard.
Esta distribuição qualificada em parceria com o Setcergs, garante a entrega dos alimentos para pessoas que realmente necessitam, evitando o desperdício e má utilização, além disso há parcerias com nutricionistas para uma avaliação in loco da situação nutricional de cada beneficiado nas entidade cadastradas, passando orientações na alimentação.
Finalizando a apresentação, o diretor do Banco de Alimentos, depôs como empresário sobre a impressão que o projeto causou nele. “Eu levei esse projeto pra minha empresa (Mercúrio), porque eu vi a grande importância desse projeto para pessoas menos favorecidas. Me sinto feliz e recompensado vendo o Banco seguir em frente, ver a alegria das pessoas quando recebem o alimento, é gratificante para quem recebe mas é mais gratificante para quem doa” finalizou Adir Luiz Fração.
O próximo convidado do Ideias na Mesa será Adroaldo De Carli, secretário municipal da Fazenda e Arrecadação.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, SICREDI, SM Construções e Telha Certa.
Assessoria de Comunicação – ACIC
Jaciara Silva – Jornalista / MTB 14.282
. ação zou Adir Luiz Frana"ebe mas e das pessoas quando recebem o alimento, e
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos