ACIC SE REÚNE COM ENTIDADES PARA DISCUTIR DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2015

08/04/2015

00:00:00

Na tarde desta quarta-feira, 08 de abril, a direção da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) esteve reunida com representantes de entidades do município, a fim de discutir questões relacionadas à campanha de destinação do Imposto de Renda 2015. Compareceram à reunião, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdicacar) Joana de Hamburgo; a secretária municipal de Assistência Social, Taíse Albuquerque e representantes técnicas da pasta; Douglas Tombini, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Carazinho; Erselino Zottis, presidente do Sindicato do Comércio Varejista; Antônio Bocorny, representando o Sindicato Rural; Clóvis da Rocha, delegado do Conselho Regional de Contadores de Carazinho e região (CRC); Milton Schmitz, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Carazinho (Sindicar); além do presidente da ACIC, Jocélio Cunha e do diretor financeiro da entidade, Luís Siqueira.

           

A campanha tem o objetivo de conscientizar pessoas físicas e jurídicas para a destinação de até 3% e 1%, respectivamente, do imposto devido, até o dia 30 de Abril de 2015, ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Rocha explica que até o ano passado, esta destinação era feita por antecipação, no mês de dezembro, quando as pessoas físicas ou jurídicas ainda não sabiam o valor real de seu imposto de renda. “A partir de 2015, a destinação é feita sobre o imposto devido, o que facilita bastante. É importante ressaltar que para a pessoa jurídica, ela só pode ser feita sobre o lucro real”, detalha.

           

Durante a reunião, a presidente do Comdicacar apresentou os projetos que serão contemplados com a destinação da verba e salientou a forma como eles foram selecionados. Segundo ela, um edital foi lançado em 2014, com todas as exigências do Conselho para a participação das entidades e aquelas que cumpriram os requisitos receberão a verba alcançada através da destinação do imposto de renda dos carazinhenses. “No total são 13 projetos que demandam o valor de 313.650 reais. Até agora recebemos em torno de 100 mil reais, resultado da destinação efetuada até 30 de dezembro de 2014, mas contamos com o engajamento da comunidade regional para atingir todo o valor”, comenta Joana.

 

Cunha esclareceu que o objetivo da reunião organizada pela ACIC foi unir forças com as demais entidades, para que a destinação seja feita da maneira correta e a informação alcance o maior número de pessoas possível, a fim de que os valores necessários para os projetos das entidades apresentados ao Comdicacar sejam disponibilizados na sua integralidade. “É muito importante ressaltar que fazer a destinação é muito seguro para o contribuinte, bastando simplesmente que o cidadão manifeste ao seu contador o desejo de destinar parte de seu imposto devido às instituições de Carazinho, dessa forma parte do imposto pago ficará em nosso município, no atendimento das necessidades de nossas entidades”, afirma o presidente da ACIC.

 

A secretária municipal da Assistência Social aproveitou a oportunidade para fazer um convite a todos os carazinhenses, para que de fato realizem a destinação do imposto de renda ao fundo criado para beneficiar crianças e adolescentes da cidade. “Nós temos o maior interesse em que isso se cumpra, pois o Comdicacar é vinculado à secretaria e acreditamos que trabalhando em conjunto alcançaremos o valor proposto e realizaremos esses projetos”, acredita.

 

Como participar da destinação

A adesão à destinação do imposto de renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente é muito simples. Basta avisar ao contador responsável por sua declaração, que você quer fazer a destinação. Desta forma, ele emitirá dois Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), especificando a destinação, sem custo adicional. Tombini lembrou ainda, durante a reunião, que não se trata de uma doação. “O pagamento do imposto de renda tem que ser feito de qualquer forma. Então que se faça isso visando o benefício da nossa comunidade local e mais especificamente, das nossas crianças e adolescentes”, destaca o advogado.

 

Joana ratifica também, que a análise da prestação de contas das entidades participantes está sendo feita e que só serão contempladas aquelas que realmente estiverem em dia com as exigências do Comdicacar. “Essa é mais uma segurança que podemos oferecer aos carazinhenses, de que o valor destinado será realmente aplicado nos projetos aos quais tem a finalidade de beneficiar”, conclui.

           

Todas as entidades que participaram da reunião se comprometeram a divulgar as informações referentes à destinação do imposto de renda, para que a adesão seja maior do que nos anos anteriores. A declaração do imposto de renda 2015 deve ser entregue até o próximo dia 30 de abril.

 

 

           

           

           

           

 

 

Fotos do Post

Compartilhar